CRA-PI realiza curso de Mediação Empresarial

Para estimular e inserir os profissionais de administração registrados do estado nesse mercado crescente da profissão – resolução consensual de conflitos-, o Conselho Regional de Administração do Piauí realizou o curso de Mediação Empresarial no último fim de semana. As aulas foram ministradas no último fim de semana, na sede do CRA, pelo coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), Eduardo Vieira.

O treinamento faz parte do Projeto de Institucionalização da Mediação e Arbitragem no Sistema CFA/CRAs e é fruto da parceria do Conselho Federal de Administração (CFA) com a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). A capacitação é oferecida na modalidade semipresencial, com 60 horas/aulas de ensino à distância, e 20 horas/aulas práticas presenciais que já foram realizadas nos Regionais do Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás, e Mato Grosso.

O coordenador da Comissão Permanente de Mediação e Arbitragem do CFA, Marcos Clay, acredita no trabalho da mediação, mas pondera que o Poder Judiciário deve ser acionado apenas quando a resolução do conflito, na esfera extrajudicial, se mostrar ineficaz. “Assim, o incentivo de criar novos meios deve ser constante, propiciando ouvidorias, conselho de bairros, mediação, avaliação neutra de um terceiro e até por meio de arbitragem, tendo uma gama de possibilidades de resolução de conflitos. Essa tem sido uma das lutas do Sistema CFA/CRAs.”

O vice-presidente do CFA, Carlos Henrique Mendes da Rocha; o presidente do CRA-PI, Rodrigo Cavalcante; o CEO da Comissão Setorial Permanente de Mediação e Arbitragem do CRA-PI, Wilmar Vasconcelos e o superintendente do CRA-PI, Aluysio Fonseca também participaram do curso.

 

Assessoria de Comunicação CFA