Você está visualizando atualmente CRA-PE realizará Programa de Capacitação do Índice de Governança Municipal

CRA-PE realizará Programa de Capacitação do Índice de Governança Municipal

Disseminar boas práticas de gestão e oferecer dados específicos para tomadas de decisões dos municípios pernambucanos e brasileiros. Esse é o principal objetivo do Programa de Capacitação do Índice de Governança Municipal.

O evento, promovido pelo Conselho Regional de Pernambuco (CRA-PE) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, no auditório da Faculdade Fafire, em Recife-PE. A capacitação é voltada para profissionais de administração registrados no Regional pernambucano e gestores públicos.

No primeiro dia do evento os profissionais de Administração conhecerão todos os detalhes do IGM-CFA e receberão um treinamento sobre a utilização da ferramenta para consultoria municipal. Já o segundo dia é destinado aos gestores públicos – prefeitos, secretários municipais, administradores, entre outros.

Além de auxiliar os gestores municipais a realizarem um diagnóstico em diversas áreas do município, o IGM-CFA também possibilita aos gestores públicos que façam um melhor planejamento e a priorização das políticas públicas municipais. A capacitação será conduzida pelo diretor de Gestão Pública do CFA, Adm. Rui Ribeiro; pelo coordenador da CGP/CFA, Adm. Cássio de Mattos; e pelo colaborador da CGP/CFA, tecnólogo Marcelo Gomes.

Segundo Rui, o objetivo do IGM-CFA é fomentar a discussão acerca da relevância da administração e do progresso dos municípios no Brasil.

“Através deste índice, busca-se identificar e avaliar as deficiências presentes nos municípios do país, possibilitando a adoção de uma gestão baseada em princípios técnicos e científicos”, explica.


O IGM-CFA é uma ferramenta elaborada pelo CFA com base em dados oficiais brasileiros e tem como característica principal o acesso a dimensões de governança pública, em especial para os âmbitos fiscal, de gestão e desempenho. O Índice está em constante aprimoramento e sua principal característica é que, por meio dele, os gestores têm acesso a um diagnóstico anual  do municípios, com indicadores e variáveis que vão auxiliá-los a discutir gestão, ciência e desenvolvimento para o país.

Conheça o novo site do IGM-CFA e tenha acesso aos dados mais recentes do estudo: https://igm.cfa.org.br/.



Saiba mais

O que: Programa de Capacitação do Índice de Governança Municipal – IGM
Quando: 25 e 26 de abril de 2023
Onde: Auditório da Faculdade Fafire
Inscrições: https://forms.gle/6jURMbmL23wZjFuB6
Realização: CRA-PE e CFA




Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA