CRA-MT apresenta na Câmara Municipal as ferramentas CFA-Gesae e IGM/CFA

No último dia 28, a Câmara Municipal de Sinop, a 4ª maior cidade de Mato Grosso, foi palco da apresentação das ferramentas de gestão desenvolvidas pelo Conselho Federal de Administração (CFA): o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgostos (CFA-Gesae) e do Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA).

O CFA-Gesae foi explicado pelo representante da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA (CEPE), Ediberto Correia que durante sua fala fez questão frisar a importância do sistema para o saneamento brasileiro. “O CFA-Gesae é uma poderosa ferramenta de gestão do saneamento brasileiro com alto poder de impacto”, afirmou. Durante a apresentação, Correia mostrou ainda a atual situação do saneamento do município de Sinop com base nos indicadores do Gesae.

Já o IGM/CFA foi apresentado pelo membro da Câmara de Gestão Pública do CFA (CGP), Marcelo Gomes, que focou na governança de Sinop. O índice consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Após a abertura, houve a premiação e entrega “Entrega do Prêmio Nacional Guerreiro Ramos”, realizado pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT). A solenidade foi presidida pelo presidente do Regional, Hélio Tito.

 Assessoria de Comunicação CFA