Você está visualizando atualmente [ CRA-MS ] Prefeituras são orientadas a profissionalizar a gestão pública com administradores

[ CRA-MS ] Prefeituras são orientadas a profissionalizar a gestão pública com administradores

Um encontro que fez a diferença neste início de mandato para prefeitos e secretários municipais. Assim foi o “Encontro Município Transparente”, organizado pela Controladoria Geral da União (CGU) que contou com o apoio do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS).

O evento foi realizado em todo o país na segunda-feira (06/02) e em Campo Grande o encontro aconteceu no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, reunindo representantes de 51 dos 79 municípios do Estado, entre prefeitos, secretários de administração e finanças, servidores de área da gestão, entre outros.

Para o presidente do CRA-MS, Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli, “a iniciativa de realizar um evento como esse é muito importante para continuarmos as ações que objetivam a profissionalização da gestão pública. O CRA tem uma cadeira na Rede de Controle da gestão Pública em MS e isso ajuda a propagar a importância do profissional de Administração dentro das prefeituras”, destaca o presidente, ressaltando que “a atuação do CRA-MS não se restringe apenas a profissionalização da gestão pública, mas incentivar e proporcionar a qualificação dos administradores para atuarem na área”.

O público presente conferiu palestras, cujo conhecimento proporcionará uma nova visão sobre a gestão pública, quanto às obrigações a serem cumpridas. As palestras do encontro abordaram gerência municipal, fonte de recursos, controle da administração pública, orçamento, nomeação para cargos públicos, licitações, fiscalização perante os Tribunais de Contas, lei anticorrupção e responsabilização de servidores e entes privados.

Para o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU), José Paulo Barbieri, “em quase todos os municípios são detectadas fragilidades. Alguns com irregularidades, porém a maior parte por desconhecimento, o que seria resolvido com treinamento para os gestores municipais. Os erros são formais, como desvio de finalidade, destinação indevida dos bens adquiridos, fragilidade no acompanhamento e não atingimento do objetivo”, afirmou.

Ainda na programação, o encontro teve a apresentação do “Painel Municípios”, uma ferramenta que oferece dados produzidos pelo Ministério da Transparência e com essas informações, os prefeitos e demais gestores de uma prefeitura poderão tomar decisões para corrigir ou ampliar investimentos em benefício da população. Após a apresentação do painel, o encontro contou com uma mesa redonda para responder as perguntas do público presente.

Participaram da mesa redonda o superintendente da CGU, José Paulo Barbieri, a coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção, Janaina Gonçalves de Faria e o coordenador do Núcleo de Ações de Correição, Gilberto Ricardi.

Para o Adm. Rogério Eloi Gomes Bezerra, presidente da Comissão de Gestão Pública do CRA-MS, “a profissionalização da gestão pública é extremamente importante, principalmente no cenário atual onde encontramos restrições orçamentárias e outros desafios encontrados pelas prefeituras. O administrador precisa estar inserido nesse contexto de profissionalização da gestão pública e o Conselho tem trabalhado para isso”, destacou.

Fonte: CRA-MS