CRA-ES entrevista a PhD em Administração Paulette de Melo

“Uma das coisas mais importantes em administrar pessoas é recrutar não apenas por competência, mas também por valores. Tem que haver uma simbiose entre o DNA da pessoa e da organização. Ou seja, você só deve entrar numa empresa se os valores e a ética forem parecidos ou melhores que os seus. Uma das coisas tristes é um indivíduo entrar numa organização cujos valores são diferentes dos seus, pois a empresa espera que sejamos os representantes dela. Precisamos estar alinhados com os valores essenciais da organização.

.

Há uma relação direta entre valores e motivação. Pessoas que corrompem as outras promovem a baixa motivação no trabalho. A produtividade e os resultados ficam todos comprometidos quando realizo aquilo que jugo incorreto na minha subjetividade e intimidade. Isso é muito sério! Se estou numa empresa que acha o melhor dos mundos lucrar e o resto é insignificante, essa organização está agredindo os funcionários. Há até autores dizendo que quer queira, quer não, a pessoa vai começar a adoecer. Qual a principal razão das doenças ocupacionais hoje? Existe um casamento entre a ética da organização e a ética das pessoas.

.

Quando o gestor também não é ético ele pode fazer com que o funcionário siga os caminhos da corrupção. A empresa que opta por esse caminho pode até ter resultados a curto prazo, mas ela está matando seus funcionários, bem como, sua capacidade de superação. Todo ser humano sonha em fazer parte de algo melhor e grande e se nós roubamos isso das pessoas estamos acabando com elas. O ser humano precisa viver em consonância com aquilo que julga ser o melhor de si mesmo. Esse melhor de si mesmo tem que está muito próximo daquilo que a empresa entende ser os valores para ela oferecer”.

Quem é  Paulette Alberis Alves de Melo?

A melhor professora de gestão de pessoas dos MBAs, da FGV do Brasil, por quatros anos consecutivos, reúne um currículo e tanto. Ela é PhD em Administração, graduada em Direito, pós-graduada em Administração de Instituições Financeiras e ministra aulas por todo o País. No dia 11, ela vai estar, em Vitória, no Itamaraty Hall, para uma palestra exclusiva sobre ética e a responsabilidade individual quanto ao assunto no ambiente de trabalho. Gratuito, o evento pretender reunir centenas de pessoas e é promovido pelo Conselho Federal de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) em comemoração ao Dia dos Profissional da Administração, celebrado em 9 de setembro.