Conselheiro Mauro Leonidas é o representante do CFA no Fórum das MPEs

Conselheiro Mauro Leonidas é o representante do CFA no Fórum das MPEs

O vice-diretor de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Leonidas, foi reconduzido ao cargo de coordenador do Comitê de Formação e Capacitação Empreendedora do Ministério da Economia. A eleição, realizada nesta semana, foi referendada por todas as entidades que compõem o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE).

Para o conselheiro, a entidade tem importância significativa por ser um nascedouro de ideias de políticas públicas e de propostas voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios. “Esse segmento representa aproximadamente 98% das empresas registradas no país e é o setor que mais emprega. Percebemos a importância das MPEs, pois a maioria dos profissionais registrados no Sistema CFA/CRAs atua nesse setor. Faz sentido, portanto, o CFA possuir representatividade no Fórum e, desta forma, a autarquia cumpre com sua função social no momento em que desenvolve ações de capacitação de administradores para atuarem no importante segmento das MPEs”, explicou o administrador.

O CFA realiza relevantes trabalhos de fomento ao pequeno negócio e as ações desenvolvidas pelo conselho são sempre destacadas no FPMPE. Entre as iniciativas que o Comitê prepara para o biênio 2021-2022, Mauro destaca o Programa de Capacitação em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que é desenvolvido pelo CFA, com o apoio da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia.

“Essa iniciativa evidencia a participação dos administradores em um dos ambientes mais competitivos e importantes da economia nacional. Com isso, desenvolve ações de capacitação desses profissionais para atuarem no importante segmento das MPEs. Será criada, ainda, uma Rede Nacional de Administradores Consultores em MPEs para atender os pequenos negócios em cada estado”, disse Mauro Leonidas.

Além disso, o diretor do CFA adiantou que, nos próximos dois anos, será implementado, de maneira transversal, a utilização do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) nos diversos comitês do Fórum das MPEs.

Durante o biênio 2021-2022, o Comitê de Formação e Capacitação Empreendedora também desenvolverá outros projetos O “Empreendedorismo nas escolas” visa incentivar e conscientizar os professores e alunos para que possam desenvolver competências de tomada de decisão, planejamento e gestão, incentivando-os a assumir desafios e riscos, e estabelecer metas.

Já o “Marcas e patentes a importância da sua proteção” é uma iniciativa que desenvolve  cartilhas sobre os principais ativos de propriedade industrial. A ideia é fruto da participação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no FPMPE, no âmbito do Comitê Formação e Capacitação Empreendedora e do Comitê Inovação e Tecnologia, que derivou em um Acordo de Cooperação Técnica, cujos parceiros são a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Federação Nacional de Juntas Comerciais (FENAJU) e Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACOM).

O FPMPE é o espaço de interlocução entre o Governo Federal, as intuições nacionais de apoio e representatividade das Micro e Pequenas Empresas e os Fóruns Regionais das 27 Unidades da Federação, tendo por finalidade orientar e assessorar a formulação e a coordenação da política nacional de desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, bem como acompanhar e avaliar a sua implantação.



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA