Você está visualizando atualmente Como priorizar o Planejamento Estratégico do país? CFAPlay responde! 

Como priorizar o Planejamento Estratégico do país? CFAPlay responde! 

Um bate-papo dinâmico e descontraído, assim seguiu a palestra sobre a importância de priorizar o Planejamento Estratégico nas organizações e estados brasileiros, transmitido pelo CFAPlay, na última quarta-feira (23). O evento virtual promovido pela Câmara de Comunicação e Marketing (CMM) do Conselho Federal de Administração (CFA), contou com a participação e expertise da administradora e consultora em políticas públicas, Fabrine Schwanz.    

No início da apresentação, Fabrine ressaltou a relevância da criação de planos eficazes voltados ao Planejamento Estratégico das organizações, estados e municípios brasileiros – sob o ponto de vista de processos, recursos e o desenvolvimento de políticas públicas eficientes. 

“Essa questão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável faz com que a gente pare e pense no desenvolvimento, não somente nos municípios – mas de uma forma global – onde a gente precisa cooperar para atingir um desenvolvimento como real e para todos. É pensar nas próximas gerações e no tripé da sustentabilidade, que considera tantos aspectos sociais, financeiros e ambientais”, ressaltou.

Confira um trecho da palestra no vídeo abaixo!

 

Participação internautas


Alguns questionamentos dos internautas como o planejamento a longo prazo e práticas valorizadas do setor, por exemplo, foram respondidas, ao vivo, pela administradora. Por conta do tempo, outras duas perguntas não puderam ser esclarecidas pela palestrante a gente responde agora: 

Quais são os principais indicadores para ficar de olho?

“Para que sejamos exitosos durante o processo de planejamento, precisamos mergulhar em nossas cidades, conhecê-las a fundo, respeitar os saberes locais e a pluralidade delas. Os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são uma importante ferramenta para nos guiar durante esse processo, nos orientando por uma agenda planetária e permitindo uma visão das cidades como parte do todo, entendendo como elas estão em relação às demais, ao nosso estado, ao nosso país. E para atingir esses objetivos, somos expostos à triste constatação de que os recursos são escassos e limitados, e desta forma, temos que fazer escolhas, priorizando programas, projetos e ações que estejam alinhadas com os anseios da sociedade”. 

Quanto ao SWOT: trabalhar por eixo separadamente e em seguida fazer o somatório. Essa conta fecha?

“A importância de se levantar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades por eixo priorizado na gestão é que isso nos permite dar espaço para que haja uma reflexão sobre temas importantes como a Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e por aí vai, sem preferirmos um eixo em detrimento de outro. A ideia é que haja um espaço para consolidar essas questões coletivamente a posteriori, relacionando-os, inclusive, com os ODs correspondentes”.

CFA nas ODs! 

Ainda sobre o assunto, é válido destacar que o CFA faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, com ações voltadas ao alcance dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Como representante do setor público, a autarquia possui duas ferramentas que estão diretamente relacionadas com ODs –  preconizados pela Organização das Nações Unidas.  O Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae) e o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). Para saber mais sobre o assunto, clique aqui

CFAPlay! 

Ao longo da transmissão, a Web TV do Conselho Federal de Administração alcançou a marca de 19 mil inscritos no canal. A plataforma de streaming do CFA, conta palestras virtuais, debates ao vivo, entrevistas, reportagens especiais e destaques da Administração pública e privada do país, além de notícias do Sistema CFA/CRAs. Aproveite e confira na íntegra a palestra sobre a importância de priorizar o Planejamento Estratégico. E, claro, ative o sininho – para que você fique por dentro, em tempo real, das novidades do Conselho. 

Paulo Melo
Assessoria de Comunicação CFA