Você está visualizando atualmente CFA assina convênio para ajudar na implantação dos 17 ODS da ONU

CFA assina convênio para ajudar na implantação dos 17 ODS da ONU

O Conselho Federal de Administração solicitou audiência com a Secretaria de Governo da Presidência da República para um convênio que ajudará na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

O projeto será desenvolvido a partir de ferramentas pilares do CFA, como o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae) e o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). A ideia é trabalhar a partir dos Conselhos Regionais de Administração, uma vez que, dos 17 Objetivos, muitos convergem com os projetos e ações já desenvolvidas nos CRAs que conseguem alcançar os mais longínquos municípios do país.

“O Sistema, embora ele seja uma instituição voltada para a guarda do profissional de Administração, há materializada a preocupação de criar uma sociedade sustentável, justa, preocupação com educação de qualidade, erradicação da pobreza, energia acessível, mudança global do clima. Inclusive, o CFA é signatário do Pacto Global. Então, observemos que a mesma linha fulcral da autarquia no último biênio vai caminhar de mãos dadas com os ODS. É uma coalizão de forças, cujo resultado será indubitavelmente à sociedade”, explicou o diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CFA, Tom Zé.

Ele participou da reunião que estabeleceu o acordo, na última sexta-feira, juntamente com o superintendente do CFA, Douglas Evangelista Neto; a vice-diretora da CGP, Norma Sueli Costa de Andrade e o coordenador da CGP, Rodrigo Moura.

Segundo o superintendente, Douglas Evangelista Neto, até o fim do ano que vem todas as 27 unidades da Federação deverão estar com suas comissões e comitês criados para atingir a meta dos 17 ODS. E é aí que o CFA contribuirá.

“O CFA possui ferramentas que poderão auxiliar para fiscalizar e atingir esses 17 objetivos. Uma delas é o CFA-Gesae, que trabalha com saneamento básico e é muito importante para a sociedade e a Secretaria viu nesse projeto uma possibilidade de auxiliar os gestores, prefeitos, presidentes de companhias de água e esgoto, agências reguladoras. Por isso, foi feita uma proposta de convênio guarda-chuva com o CFA e, como consequência com os CRAs, e a ideia é fazer um projeto piloto em Roraima para o ano que vem”, explicou.

Mesmo sem data definida ainda para o início da execução do plano, o Sistema já está trabalhando no projeto. “O secretário nos abordou porque há muita dificuldade de montar esses conselhos, a interiorização é muito difícil pra ele. E nós como Sistema podemos ajudar muito exatamente na montagem desses grupos no interior do Brasil”, disse Norma em entrevista à Rádio ADM.

Pela Secretaria de Governo, participaram da reunião o secretário nacional de articulação social da Secretaria de Governo da Presidência da República e secretário-executivo da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Henrique Villa da Costa Ferreira; a diretora do departamento de Relações Político-Sociais da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carmem Sílvia Corrêa Bueno e o coordenador do projeto de implantação dos ODS, Laurênço Korbes.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 Dezessete objetivos para transformar o mundo. Assim são vistos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável.

Os 193 Estados-membros da ONU assumiram, em setembro de 2015, um compromisso global para transformar o mundo em um período de 15 anos. Os chefes de Estado adotaram oficialmente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, na qual constam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A partir de então, atingir os 17 DOS é responsabilidade do trabalho em conjunto de Estados, empresas e sociedade civil.

Assessoria de Comunicação CFA