Você está visualizando atualmente Comissão Especial de Apoio aos Regionais propõe plano de melhoria da gestão

Comissão Especial de Apoio aos Regionais propõe plano de melhoria da gestão

O trabalho das Comissões Especiais do Conselho Federal de Administração tem se mostrado cada vez mais efetivo e presente em praticamente todo o país. Por intermédio delas, é possível se debruçar sobre os problemas sociais que afetam os campos de atuação dos profissionais de Administração. 

Por atuarem em segmentos temáticos, as comissões possibilitam reunir profissionais com expertise na área de atuação, o que ajuda a mapear os problemas e propor, de forma rápida e efetiva, as melhores soluções disponíveis, com o emprego das ferramentas e das técnicas de administração. Com isso, há geração de valor para o segmento de mercado, para a categoria e para toda a sociedade, já que a atuação do Sistema CFA/CRAs visa proteger a sociedade do exercício ilegal da profissão.

Uma dessas Comissões Especiais é a de Apoio aos Regionais (CEAR). Ela é composta pelo Adm. Rogério Elói Gomes Bezerra, coordenador, pela Adm. Nádia Mauren Venuto Paxeco, vice-coordenadora, pelos membros Adm. Reginaldo Henrique Soares Lima, Adm. Jaylson Franklin Mendonça Nunes, Adm. Marcos Antônio Izequiel de Oliveira, e pelo Adm. Cássio de Matos Dias, coordenador/CFA. 

A CEAR tem como objetivo disseminar a cultura da excelência na gestão do Sistema CFA/CRAs e contribuir com a melhoria contínua da gestão dos Conselhos Regionais de Administração, por meio do aperfeiçoamento dos processos finalísticos e processos meio. Para atingir esse objetivo, a Comissão Especial propôs ainda a implementação do “Plano de Melhoria da Gestão dos Conselhos Regionais de Administração”. 

A ideia é inicialmente realizar o auto diagnóstico, que irá permitir conhecer o nível de maturidade da gestão de cada regional, identificar as boas práticas e as principais oportunidades de melhoria.

Com esse resultado, será proposto um plano de melhoria da gestão dos regionais, que deverá considerar, no mínimo, os seguintes aspectos:

  •  Disseminar as boas práticas de gestão no âmbito dos regionais; 
  •  Mapear os principais riscos identificados e propor planos de ação para mitigar os seus potenciais efeitos; 
  •  Propor planos de ação para as oportunidades de melhorias identificadas; 
  •  Propor um modelo padronizado de benchmarking a ser adotado pelos regionais; 
  •  Elaborar inventário de indicadores de desempenho a serem adotados pelos regionais;
  •  Mapear os principais processos dos regionais.

“Após atuar 8 anos como Conselheiro Regional de Administração no âmbito do CRA-MS, tendo exercido a presidência daquele regional no quadriênio 2019-2022, sinto-me honrado em poder contribuir com a melhoria da gestão dos regionais, por meio do compartilhamento da nossa experiência de gestão à frente do CRA-MS. Bem como pela disseminação da boa governança pública e das boas práticas de gestão, com uso das ferramentas da qualidade”. Afirma, o Adm. Rogério Elói Gomes Bezerra, coordenador da Comissão Especial de Apoio aos Regionais”. 

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA