Você está visualizando atualmente Comissão de Saúde do CFA tem primeira reunião

Comissão de Saúde do CFA tem primeira reunião

Aconteceu nesta quinta-feira, 18, a primeira reunião da Comissão Especial de Estudos sobre a inserção dos profissionais de Administração na Política de Saúde. Criada pela Portaria CFA nº 86, de dezembro de 2017, a comissão tem a finalidade de promover estratégias para fortalecer a visibilidade da profissão no contexto da saúde pública brasileira.

De acordo com o coordenador da Comissão, Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia da Costa, o próprio Ministério da Saúde instituiu, por meio do novo Plano Nacional de Atenção Básica, a figura do Gerente de Atenção Básica. “Da forma como está hoje, este cargo está aberto para qualquer profissional de nível superior e uma das metas da Comissão é fazer com que o cargo seja ocupado por um profissional de Administração”, explica.

Um dos membros da Comissão é o especialista em saúde, Adm. Marcelo Iwersen. Segundo ele, a saúde é um setor com imensa necessidade de gestão profissional. Para se inserir nesse mercado, Iwersen sugere que os profissionais de Administração busquem especialização nessa área para ocupar estes postos. “Ele precisa ter um conhecimento ampliado para a gestão da saúde e suas especificidades, isso contribuirá muito para a melhoria da gestão e evitar os problemas graves que a saúde enfrenta atualmente”, disse o especialista.

Outro foco da Comissão é acompanhar os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. “O CFA, por meio da Comissão Parlamentar, já identificou alguns projetos que tramitam na Câmara e no Senado que falam do Administrador Hospitalar e da Gestão em Saúde. Vamos procurar adequar esses projetos fazendo emendas a fim de acelerar o trâmite dessas pautas”, afirmou o Conselheiro Federal, Adm. Rogério Ramos, que também faz parte da Comissão.

Além disso, a Comissão realizará as seguintes ações: promover a reunião com entidades de ensino superior para incentivar a oferta de conhecimento na área da gestão da saúde; entrar em contato com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, para solicitar a inclusão do profissional de administração nos programas de residências multiprofissionais; identificar, nas unidades de saúde, os locais de gestão.

Também Compõem a Comissão o Conselheiro Federal, Adm. Antônio José Leite de Albuquerque (vice-coordenador); o Conselheiro Federal, Adm. Mauro Kreuz; a Adm. Carla Estefania Albert; Adm. Ailton de brito Pires; Adv. Rosilane Silva Resende; Adm. Cássio de Mattos Dias; e a Adm. Delciene Aparecida Oliveira Pereira.

 

Assessoria de Comunicação do CFA