Você está visualizando atualmente Cidades inteligentes é tema do Debate Qualificado promovido pelo CFA

Cidades inteligentes é tema do Debate Qualificado promovido pelo CFA

O plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu, na manhã desta quinta-feira, (02/03), o deputado federal Gilvan Máximo. O parlamentar, que representa o Distrito Federal na Câmara dos Deputados, foi convidado para participar da primeira edição do Debate Qualificado de 2023.

Na oportunidade, ele falou sobre “Cidades Inteligentes”. O termo é usado para qualificar aquelas cidades que usam a tecnologia para melhorar e otimizar a mobilidade dos moradores e criam soluções sustentáveis que trazem qualidade de vida para a população.

Antes de ser deputado, Gilvan foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal de 2019 a 2022. Na sua gestão, foi responsável por organizar a Campus Party, maior feira de tecnologia, educação e empreendedorismo do mundo.

“Nós colocamos 130 mil pessoas acampadas no Estádio Nacional Mané Garrincha. Eram jovens do Brasil inteiro e até de outros países ávidos por tecnologia e que passaram os três dias pensando em soluções inteligentes”, explicou o parlamentar.

Gilvan também compartilhou a experiência do projeto “Vem DF – Veículo para Eletromobilidade”, iniciativa que prevê o compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas, com redução de impostos e isenção do IPVA por cinco anos. “Com energia solar poderemos ter carros carregados em casa sem custo adicional”, afirmou.

Outra ação que mudou a cara da capital federal foi o “Reciclotech”, cujo objetivo é a capacitação profissional de jovens e adultos por meio de cursos em informática básica, o recondicionamento de eletrônicos oriundos do lixo eletrônico e a educação ambiental por meio de processo de reciclagem.

O DF trouxe, ainda, o Wi-Fi Social. “O sonho nosso de fazer uma cidade inteligente é o seguinte: colocar, nos postes, uma luminária de led eficiente com roteador que vai levar internet de graça para toda a população”, disse.

A iniciativa está disponível em alguns pontos do Distrito Federal: feiras, UPAs, rodoviária, praças, escolas, entre outros. “A internet é um bem preciosíssimo, ninguém vive sem ela. Somos a primeira unidade da federação a oferecer internet de graça para todas as escolas públicas e isso nos orgulha muito”, comentou o parlamentar.

Ao final, Gilvan respondeu questionamentos dos conselheiros federais. Por fim, ele recebeu das mãos do presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo; do vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo; e do diretor da CEPE/CFA, Adm. Jorge Henrique Mariano Cavalcante, um certificado pela participação no Debate Qualificado.

Todo o evento foi transmitido, ao vivo, diretamente do plenário do CFA pelo CFAPlay. Para conferir o debate na íntegra, clique aqui.

O Debate qualificado com temas de vanguarda é um projeto da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA (CEPE/CFA), que tem por objetivo permitir que temas impactantes e de grande repercussão social futura possam ser discutidos no âmbito do Sistema CFA/CRAs. Além disso, proporcionar aos Conselheiros Federais, Presidentes Regionais, profissionais de Administração e à sociedade a busca pelo conhecimento, bem como elevar o nível de discussão nas reuniões plenárias, por meio de inserções filosóficas-científicas, de forma que o instigado seja ferramenta de mudança.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA