Você está visualizando atualmente [ CFA ] Semana no CFA começa com o 7º Erafic

[ CFA ] Semana no CFA começa com o 7º Erafic

Primeira turma do Encontro já está no CFA para participar da capacitação

Começou na manhã desta segunda-feira, 3 de abril, o 7º Encontro dos Responsáveis pelas Áreas Administrativa, Financeira e Contábil do Sistema CFA/CRAs (Erafic). O evento é realizado pela Câmara de Administração e Finanças do Conselho Federal de Administração (CAF/CFA) e visa capacitar representantes dos CRAs em rotinas das áreas financeira, administrativa e contábil do Sistema CFA/CRAs.

Na abertura do Encontro, o diretor de Administração e Finanças do CFA, Adm. Ruy Pedro Baratz Ribeiro deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a missão do evento. “Estamos aqui para discutirmos e unificarmos os procedimentos administrativos do Sistema. Aqui podemos trabalhar todas as nossas dúvidas”, afirmou.

O vice-diretor da CAF, Adm. José Carlos de Sá Colares ratificou a importância de aproveitar o evento para sanar qualquer questionamento relacionado as rotinas administrativas. “Sabemos que alguns Regionais tem mais dificuldades e, por isso, a nova gestão do CFA antecipou o Erafic – que tradicionalmente era realizado em agosto – para o primeiro semestre. Nos empenhamos para oferecer o melhor para cada Regional”, disse o Conselheiro.

Para o Conselheiro Federal, Adm. Diego Cabral Ferreira da Costa, os Regionais possuem realidades muito diferentes. “Nosso maior desafio é encontrar um caminho que ajude a todos. Portanto, perguntem. Não saiam do evento com dúvidas”, reforçou o membro da CAF/CFA.

O coordenador da CAF, Adm. Joaquim Luciano Gomes Faria, explicou que o setor de Administração e Finanças é uma área espinhosa por conta das auditorias que são realizadas. Por meio deste evento, ele espera que todos os CRAs possam compartilhar experiências e, assim, nivelar os conhecimentos. “Estamos na sétima edição do Encontro e tem Regional que continua repetindo os mesmos erros e, ao prestar contas, apresenta as mesmas inconformidades. O Erafic pode sanar essas lacunas”, alertou o coordenador.

Assuntos como portal da transparência, sistema de patrimônio, balancetes, prestação de contas, licitações, gestão de RH e relatório de gestão são alguns dos assuntos que estão na programação do 7º ERAFIC. Além disso, um representante do Tribunal de Conta da União (TCU) fará apresentação do sistema e-Contas, ferramenta utilizada para fazer a prestação de contas anuais ao Tribunal de Contas da União, em cumprimento ao artigo 70 da Constituição Federal.

A primeira turma participa do evento hoje e amanhã, 4. Já a segunda turma estará no CFA nos dias 6 e 7 de abril para a capacitação. Ambas turmas terão a presença de cerca de 50 representantes dos CRAs.