Você está visualizando atualmente CFA recebe Sessões Plenárias de agosto

CFA recebe Sessões Plenárias de agosto

O Conselho Federal de Administração recebeu a 8ª e 9ª Sessão Plenária da autarquia. A programação começou com a realização de mais uma edição do Debate Qualificado. 

Desta vez, o tema foi “Desenvolvimento Industrial”. A palestra foi conduzida pelo vice-presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Adm. Jorge Campos. 

O Administrador abordou os impactos do tema no Brasil e no mundo. A temática destacou a clusterização como estratégia para o Polo Industrial de Manaus destacando o impacto da clusterização na Alemanha e na França para a capital do Amazonas. 

Durante a Sessão Plenária os conselheiros federais analisaram e deliberaram sobre diversos temas em prol da profissão e do profissional de Administração. Entre os assuntos abordados estavam Resolução Normativa que dispõe sobre a concessão de bolsas de estudo no âmbito do Sistema CFA/CRA, parecer técnico sobre Administração de Condomínios, prêmio CFA Guerreiro Ramos e o apoio do CFA para a reorganização da FENEAD – Federação Nacional de Estudantes de Administração.

“A gente vem para cá e saber que o nosso conselho está ativo, buscando melhorias, buscando satisfazer cada vez o profissional da Administração mostra que o trabalho faz é engrandecer a gente”. Declara a conselheira federal do CRA-RO, Eliete Pereira. 

O vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, apresentou para o plenário novos projetos da autarquia. Entre eles os avanços do Proder e a criação de 40 novas comissões e grupos de trabalho para atuarem nas mais diversas áreas.

“é um conjunto de trabalhos que 40 equipes estão fazendo. Antigamente eram 54 profissionais de administração pensando na profissão e agora são 250. Os 54 mais 198 que estão nas comissões e câmaras. Então, extremamente produtivos”. 

O CFA também assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Rede Governança Brasil. A RGB é uma associação que trabalha em rede, qualificada tecnicamente, composta por servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, especialistas e sociedade. De forma conjunta todos trabalham em prol da Governança. A parceria entre CFA e RGB irá apoiar a área de governança do Sistema CFA/CRAs com ações práticas.

“Estamos fechando esse primeiro termo de cooperação técnica estabelecendo uma relação de troca de informações entre o Conselho Federal de Administração e a Rede de Governança Brasil para que juntos possamos fortalecer a governança do Sistema CFA/CRAs. Com isso fazer mais entregas aos profissionais de administração”. Afirma o diretor da Câmara de Governança, Integridade e Compliance, Adm. Fábio Mendes Macedo.

 

Os eventos do Sistema CFA/CRAs também foram destaque. A ideia é levar ainda mais conhecimento e oportunidades a todos os cantos do país. 

“A gente está chegando no segundo semestre com muita coisa acontecendo. Nós temos agora os três Erpas, Centro-Oeste, Nordeste e do Sul. Nós vamos ter o Enbra em outubro discutindo grandes assuntos, com muitos palestrantes, também teremos a reunião dos presidentes, teremos nossas plenárias, Fórum das Mulheres e os artigos cientificos”. Destaca a conselheira federal do CRA-SC, Isabela Fornari. 

O CFA também está atento às tecnologias e o acesso à informação. Em breve os profissionais de administração do Brasil terão acesso a um novo aplicativo do Sistema CFA/CRAs.

“É muito importante, muito significativo estar aqui para deliberarmos sobre tudo aquilo que pode melhorar e aperfeiçoar a nossa profissão de Administrador, tecnólogos e técnicos em Administração”. Ressalta o conselheiro federal do CRA-SE, Adelmo Porto 

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA