Você está visualizando atualmente CFA realiza capacitação da nova lei de licitações e contratos administrativos

CFA realiza capacitação da nova lei de licitações e contratos administrativos

O Conselho Federal de Administração realizou um curso de capacitação sobre a nova lei de licitações e contratos administrativos (14.133/2021). Participaram do primeiro módulo fiscais, gestores de contratos, coordenadores, chefes. A iniciativa faz parte do programa de capacitação anual do CFA, dentro do programa de desenvolvimento humano. A ação oportunizou a participação de todos os regionais. 

A iniciativa se apresenta como uma medida estratégica e essencial para o aprimoramento do quadro de colaboradores e para o correto cumprimento das novas diretrizes estabelecidas pelo marco legal. A nova lei de licitações e contratos administrativos, recentemente promulgada, representa uma significativa mudança no panorama das contratações públicas no país.

A correta aplicação da nova lei vai ajudar a otimizar os procedimentos internos de licitação e contratação, fazendo com que os processos sejam mais ágeis, eficientes e alinhados com as melhores práticas de governança e gestão. A capacitação também vai oferecer a oportunidade de se conhecerem as mudanças específicas e de entenderem como elas se aplicam aos diferentes contextos e setores de atuação.

O Objetivo é garantir que os profissionais envolvidos nos processos licitatórios e de contratação do Sistema CFA/CRAs compreendam plenamente as mudanças e inovações introduzidas pela legislação recente. Essa capacitação visa atingir os seguintes objetivos:

  • Conformidade legal;
  • Transparência e Integridade;
  • Eficiência e Agilidade;
  • Redução de riscos e Controvérsias;
  • Qualidade nas Decisões;
  • Atualização Profissional;
  • Melhoria e manutenção da Imagem do Sistema CFA/CRAs perante os órgãos reguladores, sociedade e parceiros;
  • Comunicação Eficiente;
  • Redução de Custos e Desperdícios;
  • Capacidade de Adaptação.

O curso será realizado em quatro módulos, sendo obrigatória a participação do inscrito em todos eles, para recebimento do certificado. A capacitação é realizada em formato híbrido, com participantes presenciais no plenário do CFA e online. 

As aulas do primeiro módulo foram ministradas pelo administrador, Daniel da Silva Almeida, que destacou que a capacitação foi bastante intensa e com grande dedicação dos participantes. 

“O sistema conta com excelentes professores que são focados nessa disciplina, professores que já tem uma bagagem enorme. Teremos ainda mais três módulos que vão completar toda essa carga horária de 64 horas de capacitação. A participação foi muito intensa, tanto de quem estava presente como de quem estava também ali participando na forma online”.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação