[ CFA ] Primeira turma do 7º Erafic termina com sucesso

[ CFA ] Primeira turma do 7º Erafic termina com sucesso

Cerca de 30 representantes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) participaram da primeira turma do 7º Encontro dos Responsáveis pelas Áreas Administrativa, Financeira e Contábil do Sistema CFA/CRAs (Erafic), encerrada nesta terça-feira, 4. O evento, realizado pela Câmara de Administração e Finanças do Conselho Federal de Administração (CAF/CFA), visa capacitar representantes dos CRAs em rotinas das áreas financeira, administrativa e contábil do Sistema CFA/CRAs.

No encerramento, o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira falou da importância de mudar conceitos que, segundo ele, é tarefa difícil, mas é preciso acontecer para determinar novas práticas no Sistema. “O que fazemos no presente vai determinar o futuro. Por isso, precisamos desconstruir para construir o novo”, disse. Ele reforçou que a profissão existe nos CRAs, mas que os Regionais poderiam estar melhor. “Vamos transformar o sonho em realidade. Precisamos matar o monstro da inércia e remover seus escombros”, determinou.

Wagner lembrou, ainda, que em breve muitas rotinas administrativas do Sistema CFA/CRAs serão informatizadas. A proposta da nova gestão do CFA é oferecer novos sistemas de gestão com inteligência em tecnologia que facilitarão o dia a dia no Sistema.

Os Regionais de Alagoas, Mato Grosso, Maranhão e Paraíba, por exemplo, terão implementados, até julho, uma ferramenta que fará balanços e balancetes com a máxima eficiência. Os profissionais da área só precisarão conferir e assinar. “Isso é coisa de organizações complexas e que, certamente, vai mudar nosso comportamento e aumentará nossas receitas”, afirmou Wagner.

A expectativa é que, até o final do ano, todos os CRAs já estejam usando essa ferramenta tecnológica. Entretanto, o presidente do CFA alerta que a tecnologia, por si só, não fará a mudança que tanto o Sistema almeja se os hábitos permanecerem os mesmo. “Se ficar preso no conceito de antigamente não vamos tirar o máximo da tecnologia”, alertou.

No 7º ERAFIC, os participantes conferem palestras sobre portal da transparência, sistema de patrimônio, balancetes, prestação de contas, licitações, gestão de RH e relatório de gestão são alguns dos assuntos que estão na programação do. Além disso, um representante do Tribunal de Conta da União (TCU) fala do sistema e-Contas, ferramenta utilizada para fazer a prestação de contas anuais ao Tribunal de Contas da União, em cumprimento ao artigo 70 da Constituição Federal.

A segunda turma do Encontro estará no CFA nos dias 6 e 7 de abril para a capacitação.

Ana Graciele Gonçalves

Deixe uma resposta