Cerca de 30 representantes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) participaram da primeira turma do 7º Encontro dos Responsáveis pelas Áreas Administrativa, Financeira e Contábil do Sistema CFA/CRAs (Erafic), encerrada nesta terça-feira, 4. O evento, realizado pela Câmara de Administração e Finanças do Conselho Federal de Administração (CAF/CFA), visa capacitar representantes dos CRAs em rotinas das áreas financeira, administrativa e contábil do Sistema CFA/CRAs.
No encerramento, o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira falou da importância de mudar conceitos que, segundo ele, é tarefa difícil, mas é preciso acontecer para determinar novas práticas no Sistema. “O que fazemos no presente vai determinar o futuro. Por isso, precisamos desconstruir para construir o novo”, disse. Ele reforçou que a profissão existe nos CRAs, mas que os Regionais poderiam estar melhor. “Vamos transformar o sonho em realidade. Precisamos matar o monstro da inércia e remover seus escombros”, determinou.
Wagner lembrou, ainda, que em breve muitas rotinas administrativas do Sistema CFA/CRAs serão informatizadas. A proposta da nova gestão do CFA é oferecer novos sistemas de gestão com inteligência em tecnologia que facilitarão o dia a dia no Sistema.
Os Regionais de Alagoas, Mato Grosso, Maranhão e Paraíba, por exemplo, terão implementados, até julho, uma ferramenta que fará balanços e balancetes com a máxima eficiência. Os profissionais da área só precisarão conferir e assinar. “Isso é coisa de organizações complexas e que, certamente, vai mudar nosso comportamento e aumentará nossas receitas”, afirmou Wagner.
A expectativa é que, até o final do ano, todos os CRAs já estejam usando essa ferramenta tecnológica. Entretanto, o presidente do CFA alerta que a tecnologia, por si só, não fará a mudança que tanto o Sistema almeja se os hábitos permanecerem os mesmo. “Se ficar preso no conceito de antigamente não vamos tirar o máximo da tecnologia”, alertou.
No 7º ERAFIC, os participantes conferem palestras sobre portal da transparência, sistema de patrimônio, balancetes, prestação de contas, licitações, gestão de RH e relatório de gestão são alguns dos assuntos que estão na programação do. Além disso, um representante do Tribunal de Conta da União (TCU) fala do sistema e-Contas, ferramenta utilizada para fazer a prestação de contas anuais ao Tribunal de Contas da União, em cumprimento ao artigo 70 da Constituição Federal.
A segunda turma do Encontro estará no CFA nos dias 6 e 7 de abril para a capacitação.
Ana Graciele Gonçalves