Você está visualizando atualmente [ CFA ] Prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cézar, visita o CFA

[ CFA ] Prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cézar, visita o CFA

O Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu, na tarde desta terça-feira, 4, a visita do prefeito de Santana de Parnaíba-SP, Elvis Cézar (PSDB). Na oportunidade, ele conheceu o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), estudo realizado pelo CFA cuja proposta é medir a qualidade da gestão pública dos municípios.

Santana de Parnaíba garantiu o 2º lugar no ranking nacional com a nota  0,759. No ranking estadual, o município também ficou com a segunda colocação. Nas três dimensões adotadas pelo IGM-CFA – Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho -, a cidade também alcançou ótimos resultados. Para Elvis Cézar, é gratificante saber do resultado, pois mostra que um trabalho ágil e honesto ainda vale a pena no país. “Eu peguei uma cidade falida, onde até os salários dos servidores estavam atrasados. Consegui reverter isso acabando com a dívida da cidade, melhorando a condição de trabalho e investindo em setores primordiais como saúde e educação, o que nos colocou em destaque regional e nacional”, explica.

O resultado de Santana de Parnaíba no IGM-CFA, segundo Elvis, veio para certificar que o trabalho foi executado com excelência. “Isso nos dá oportunidade para crescer ainda mais”, afirma. Para o futuro, o prefeito aponta que a missão é fazer com que os próximos prefeitos continuem no trilho certo. “É modelar procedimentos dentro da prefeitura que vão implicar na continuidade de uma boa gestão”, adianta Elvis, lembrando da sua trajetória como gestor público. “Passei por tantos caminhos, tantas dificuldades. Então, conseguir esse resultado no IGM-CFA é, pessoalmente, uma realização profissional enorme”, pontuou.

Durante a visita, ele não poupou elogios ao estudo realizado pelo CFA. Ele parabenizou a autarquia pela iniciativa e afirmou que os prefeitos que querem evoluir precisam “mergulhar no Índice”. Ele acrescentou, ainda, que o bom resultado alcançado faz aumentar a autoestima da população do município. “A confiança prospera, cresce o desenvolvimento econômico. Consigo gerar empregos com esse resultado. Esse Índice está contribuindo para o crescimento do Brasil”, elogiou o prefeito.

Elvis esteve no CFA na presença, ainda, do presidente da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho, e do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), Francisco Maciel.

Metodologia – O IGM-CFA foi elaborado em parceria com o Instituto Publix a partir de dados secundários de bases públicas e de índices já consolidados como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros.

Foram mais de 400 variáveis encontradas. Os pesquisadores do IGM-CFA fizeram, então, um filtro para selecionar variáveis com alta correlação como educação, saúde, gestão, gestão fiscal, gestão ambiental, transparência e accountability, efetividade, informatização, planejamento urbano, articulação institucional, recursos humanos, habitação, vulnerabilidade social, e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Tais variáveis foram agrupadas em três dimensões indispensáveis na gestão pública: Gastos e Finanças Públicas, Qualidade da Gestão e Desempenho. A soma desses índices gerou a métrica adotada para chegar ao IGM-CFA.