[ CFA ] Mediação e Arbitragem para Profissionais de Administração em todo o Brasil

[ CFA ] Mediação e Arbitragem para Profissionais de Administração em todo o Brasil

O Conselho Federal de Administração (CFA) firmou convênio com a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) para a capacitação de profissionais de Administração nos cursos de Mediação e Arbitragem. As instituições foram representadas pelo Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA, e pelo Adm. Eduardo Vieira, coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE). Ambos foram recebidos pelo Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio, na última terça-feira (28), na sede do CRA-RJ, onde o acordo foi assinado.

Os cursos serão oferecidos pela CBMAE, que pertence à Confederação. O Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA destaca a representatividade deste convênio para os profissionais registrados, já que a partir do momento em que a mediação e arbitragem se tornar habitual, o judiciário se desafogará e proporcionará maior celeridade em diversas demandas, além de ser uma grande oportunidade de atuação para o Administrador.

Esperamos que se dissemine nos Regionais a ideia de que esta é uma possibilidade de mercado para o profissional de Administração, mas acima de tudo é uma contribuição que a nossa profissão pode dar para a melhoria da resolução de conflitos e de litígios na sociedade em geral”, ressaltou o presidente do CFA.

Embora algumas pessoas possam crer que tais atividade de mediação e arbitragem são restritas aos profissionais da área de Direito, o Adm. Eduardo Vieira deixa o alerta de que o campo é aberto a qualquer pessoa que tenha o curso técnico para desempenhar a função. Portanto, o profissional de Administração que atuar na área não estará invadindo o espaço de nenhuma outra pessoa.

“Nós temos um estoque de mais de 100 milhões de processos. O meu entendimento é de que a mediação, principalmente, deveria ser matéria obrigatória da grade curricular da formação do Administrador. Nós resolvemos conflitos o dia inteiro, comunicamos o dia inteiro. Então, eu penso que isso é muito mais forte dentro da nossa profissão do que de tantas outras”, destacou Vieira.

A partir de agora, as duas instituições definirão datas de início dos cursos, valores de investimentos por parte dos interessados e locais de aplicação das matérias de Mediação e arbitragem. Todas as informações serão disponibilizadas nos veículos de comunicação do Sistema CFA/CRAs, à medida em que foram se concretizando.

Entrevista – O vice-diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA e coordenador da Comissão Permanente de Mediação e Arbitragem do CFA, Adm. Marcos Clay Lucio da Silva também participou da reunião que selou a parceria do CFA com a CACB. Em entrevista para o CRA-RJ – transmitido ao vivo pelo Facebook do Regional – , o Conselheiro Federal falou mais um pouco da parceria e destacou o papel do Administrador nesse segmento. “Esse convênio vem para resolver uma questão de mercado. Os Administradores serão capacitados e serão multiplicadores”, disse.

Os interessados podem obter mais informações na entrevista disponível no Facebook do CRA-RJ.

Deixe uma resposta

Fechar Menu