Você está visualizando atualmente CFA lança Observatório Nacional dos Egressos em Administração

CFA lança Observatório Nacional dos Egressos em Administração

Durante reunião plenária realizada nos dias 19 e 20 de abril, o Conselho Federal de Administração (CFA) lançou o Observatório Nacional dos Egressos em Administração (Onecad). Essa é uma iniciativa da autarquia cujo objetivo é identificar quem são os egressos em Administração – tanto bacharéis, quanto tecnólogos e técnicos – e onde eles estão atuando.

Segundo o diretor de Formação Profissional do CFA, Mauro Kreuz, o Onecad é um sonho acalentado há muito tempo. O lançamento durante a reunião, para o conselheiro, é um momento especial. “Esta é a primeira fase do projeto e vamos focar nos cerca de 400 mil profissionais registrados nos CRAs”, diz.

O Onecad utilizará a tecnologia big data, a mesma usada na fiscalização prospectiva promovida pelo Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa). Neste início, o CFA terá acesso a informações como: aonde estão os profissionais de administração e como atuam, quanto ganham, tempo de registrado nos CRAs, qual a idade e há quantos anos  colaram grau.

Na segunda fase do projeto, o Onecad vai identificar os egressos que, por alguma razão, cancelaram o registro profissional. Mauro explica que, em um teste rápido usando o sistema, eles identificaram que mais de 70% dos profissionais de administração que cancelaram o registro estão atuando na área – exercer a profissão sem a habilitação é configurado como exercício ilegal da profissão. “Ou seja, cabe aí uma atuação da fiscalização”, afirma o diretor .

Já na etapa plena desta segunda fase, o Onecad será aplicado aos egressos recém formados mediante convênios com as instituições de ensino superior. “Com os dados que as IES vão nos passar, poderemos obter informações sobre aonde estão esses egressos, o que estão fazendo, aonde estão trabalhando, entre outros”, detalha Mauro Kreuz. A iniciativa será benéfica para as IES, pois elas poderão avaliar como está a formação desses egressos.

Para o CFA, o Onecad permitirá identificar aonde estão os egressos que não estão no Sistema CFA/CRAs – apenas 10% se registram. “Será que eles estão atuando fora da administração? Com a ferramenta, vamos desvendar essa questão para poder atuar institucionalmente sobre esses egressos”, adianta Mauro.

A opinião do conselheiro é compartilhada por João Paulo dos Santos, da Neoway – empresa que gerenciará as informações do Onecad. “O sistema ajudará o CFA a ter uma visão ampla do profissional de Administração para identificar, inclusive, quais as ações podem ser efetuadas em relação as empresas onde esses profissionais estão atuando.”.

 

 

Assessoria de Comunicação CFA