Você está visualizando atualmente [ CFA ] IES conhecem Instituição Amiga do Empreendedor

[ CFA ] IES conhecem Instituição Amiga do Empreendedor

CFA é parceiro da iniciativa que visa fomentar educação empreendedora em todo o país

O grupo interinstitucional que cuida da regulação do projeto Instituição Amiga do Empreendedor se reuniu, na terça-feira, 4, com os representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) que já manifestaram interesse na proposta,  por meio da assinatura do Protocolo de Intenções. O programa é uma parceria da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação, com a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com apoio de algumas entidades, entre elas o Conselho Federal de Administração (CFA).

Participaram da reunião o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Mauro Kreuz; o Secretário da Sempe, José Ricardo da Veiga;  o representante da Sesu, professor e Administrador Rui Otávio Bernardes;  a analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rejane Risuenho; o vice-presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), Edson Sadao Ilzuka; o representante da Angrad, Edson Kenji Kondo; além de representantes da Sempe e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), a Universidade Veiga de Almeida (UVA), a Universidade Católica de Salvador (UCSal), a Unisinos, o Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge), a Universidade Tiradentes (Unit), a Uninove e a Universidade de Vila Velha  integram o grupo de IES que assinaram o Protocolo de Intenções com o MEC para a participação no programa. Essas IES, com o apoio da SESu e da Sempe, estarão aptas a apoiar a geração de emprego e renda para 13 milhões de desempregados e potenciais empreendedores nas regiões em que atuam.

A IES que aderir ao programa receberá o selo “Instituição Amiga do Empreendedor” com a marca da Sesu, Sempe e demais parceiros. Além disso, terá acesso a materiais produzidos e testados pelo Sebrae.

O projeto Instituição Amiga do Empreendedor prevê ações voltadas à geração de conhecimento na educação empreendedora e na instigação de atitudes para o empreendedorismo, de forma a promover uma elevação qualitativa dos indicadores nacionais sobre o empreendedorismo, com sua profissionalização, de forma a contribuir com a redução da mortalidade empresarial e fomentar emprego e renda para a sociedade.

O lançamento oficial do início do programa nas IES está previsto para 4 de maio, em solenidade na Presidência da República em Brasília.