Você está visualizando atualmente CFA-Gesae é apresentado para o Grupo de Excelência do Pacto Global do CRA-SP

CFA-Gesae é apresentado para o Grupo de Excelência do Pacto Global do CRA-SP

O superintendente do Conselho Federal de Administração (CFA), Douglas Evangelista Neto, esteve hoje, 9, no Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) para apresentar o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). A ferramenta visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

A apresentação foi feita para o Grupo de Excelência do Pacto Global do CRA-SP. Na oportunidade, Douglas mostrou como funciona o CFA-Gesae e orientou como acessá-lo. A ferramenta possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Por meio desses indicadores, é possível avaliar a gestão sanitária municipal de forma detalhada. Entre os indicadores do Sistema, podemos citar: Tarifa média praticada, Despesa de Exploração por m³ Faturado, Despesa de Pessoal por m³, Despesa de Serviços de terceiros por m³, Índice de Coleta de Esgoto, Índice de Tratamento de Esgoto e Índice de Perdas por Ligação.

Além disso, por meio do CFA-Gesae o cidadão pode acompanhar anualmente como está a gestão de saneamento e monitorar a evolução dos índices. Todos os dados da ferramenta do CFA-Gesae são coletados com base nas informações fornecidas pelo Sistema Nacional de Informações  sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS/MC). A última atualização dessas informações foi feita em 2018 com ano base 2016.

O CFA disponibiliza o acesso ao CFA-Gesae a qualquer cidadão. Confira, abaixo, o passo a passo:

  1. Acesse www.gesae.org.br
  2. Login: publico / Senha: publico
  3. Clique na opção “Benchmarking” localizada ao lado esquerdo do site;
  4. Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;
  5. Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar;
  6. Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;
  7. Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome do município. Pode colocar mais de um nome de município.
  8. Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita.
  9. Pronto! A ferramenta gerou os resultados.

WhatsApp Image 2018-04-10 at 08.29.08.jpeg

WhatsApp Image 2018-04-10 at 08.29.10.jpeg

WhatsApp Image 2018-04-10 at 08.29.09 (1).jpeg

Assessoria de Comunicação CFA