Você está visualizando atualmente [ CFA ] Frente Parlamentar pela Administração promove encontro com Administradores do Sistema CFA/CRAs

[ CFA ] Frente Parlamentar pela Administração promove encontro com Administradores do Sistema CFA/CRAs

Evento aconteceu em Brasília e reuniu parlamentares, conselheiros federais e presidentes do CFA e CRAs

Na manhã desta quarta-feira, 26, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Wagner Siqueira, os conselheiros federais da autarquia e alguns presidentes de Conselhos Regionais de Administração (CRAs) participaram de um café da manhã na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, eles se reuniram com parlamentares que compõem a Frente Parlamentar pela Administração.

Lançada em 2015, a Frente é liderada pelo deputado federal, Carlos Henrique Amorim Gaguim (PTN-TO). Para ele, o país funciona por meio da Administração e uma boa gestão é fundamental. “A Frente vai fazer com que todos os Estados possam apresentar projetos ligados à Administração. Essa Frente já nasceu forte”, disse Gaguim citando, entre os inúmeros projetos que a Frente tem em pauta, o que coloca o administrador na carreira típica de Estado – o Projeto de Lei nº 4.403 de 2016, de sua própria autoria.

Wagner Siqueira explicou que a Frente não tem um caráter corporativista. “Nosso foco é como, por meio da Frente, a nossa profissão pode contribuir efetivamente para a transformação da sociedade brasileira, para transformar a sua gestão, pública ou privada, e mais racional, mais eficiente”, analisou o presidente do CFA.

Sobre os resultados já alcançados, Wagner afirma que são muitos. Os frutos intangíveis, segundo ele, é ter conseguido colocar o tema da Administração nos corações e mentes da representação política e democrática do nosso país. “Já os tangíveis temos vários exemplos, alguns defendem interesses específicos dos administradores. Pouco a pouco a gente vai avançando”, avalia o líder da Autarquia.

Participação dos Administradores – O coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar do CFA (CEAP/CFA), Adm. Rogério Ramos, explica que há, atualmente, muitos projetos de lei em tramitação que são de interesse dos profissionais de Administração. “A Comissão, junto com a Frente, vem para monitorar todo esse trabalho e, assim, aprovar com rapidez, as leis que nos interessam e mudar o teor daqueles projetos que, porventura, venham para nos prejudicar”, pontua o Conselheiro Federal.

Um dos projetos apontados pelo vice-coordenador da CEAP, Adm. André Luiz Saoncela, é o PL 439/2015, que dispõe sobre o exercício de atividades nos campos da Administração. “Nosso papel é o de fomentar, por meio da Frente, a aprovação desse projeto para que ele se transforme realmente em lei”, explica.

Rogério Ramos também cita o PL 4.403. Para ele, o projeto promove a representatividade do administrador dentro da estrutura do Estado, fazendo com que ele tenha seu espaço delimitado, profissionalizando a gestão pública. Entretanto, ele cobra maior empenho dos profissionais de Administração. “A Frente já tem quase 300 parlamentares registrados e isso significa que pelo menos 2/3 da câmara está comprometida com a causa do Administrador. Os profissionais de Administração podem e devem acompanhar os projetos em tramitação no site da Câmara e no site do CFA; podem também atuar junto ao parlamentar para dar celeridade a aprovação de projetos de lei, pois ele tem interesse em atender o interesse da comunidade. Esse empenho de todos é que fará a diferença”, assegura o administrador.