[ CFA ] Enbra destaca inovação nas organizações e cases de sucesso sobre Gestão Pública

Depois de falar de sustentabilidade nos negócios, a inovação ganhou destaque na tarde de debates do segundo XXV Encontro Brasileiro de Administração (Enbra). Painéis e cases com a presença de grandes profissionais brasileiros e autoridades deram o tom às discussões sobre o tema.

O painel “Gestão de Projetos em Tempo de Mudanças” foi o primeiro da tarde. Um dos painelistas, o presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, Adm. Wagner Siqueira, relembrou marcos importantes das lutas de classes para tratar do assunto. “O momento histórico em que vive a sociedade de mercado determina fundamentalmente as teorias e práticas, comportamentos e as políticas públicas das sociedades”. Ainda segundo ele, o profissional de Administração está inserido neste contexto sem se dar conta disso.

Já para o administrador Daniel Jugend, quando se fala em inovação é preciso levar em conta quatro fatores: produto, processo, gestão e mercado. “E o conjunto de projetos que a empresa vai desenvolver deve estar alinhado ao desenvolvimento de novos produtos, serviços ou melhoria de processos, ou melhorias na gestão ou inovação de mercado”, complementou ele.  O painelista também falou das dificuldades envolvendo a gestão de portfólio, como ter muitas ideias, falta de alimento com a estratégia corporativa, recursos limitados e problemas rotineiros e políticos.

O último painel do dia trouxe três prefeitos para falar de cases de sucesso de Gestão Pública, entre eles o gestor de Três Rios (RJ), Vinicius Medeiros Farah. O prefeito acredita que ter apostado em gestão profissional foi o melhor caminho para colocar a cidade em destaque três anos após encontrar a prefeitura com dificuldades.  “90% da minha equipe é formada por técnicos, empresários e gestores comprometidos com a transformação da sociedade, com a melhor educação, geração de empregos e qualificação profissional. E é por isso que deu certo”, ressaltou Vinicius Farah.

O prefeito de Gramado (RS), Nestor Tissot, e a gestora de projetos na Prefeitura de Uberaba (MG) Anne Nobrega encerraram o painel. O segundo dia XXV Enbra também abriu espaço para a apresentação dos trabalhos científicos.

Os debates seguem até esta sexta-feira (16) e têm cobertura completa pelo CFATV e pela Rádio ADM. As redes sociais do CFA também destacam os momentos mais importantes do maior evento de Administração do Brasil, sediado pela primeira vez em Mato Grosso. Acompanhe.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFA