Você está visualizando atualmente CFA e CRA-MT vão ao TCE-MT para apresentar o CFA-Gesae e o IGM-CFA

CFA e CRA-MT vão ao TCE-MT para apresentar o CFA-Gesae e o IGM-CFA

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) recebeu, nesta quinta-feira, 12, representantes do Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MT). Na oportunidade, a equipe de gestão do Tribunal conheceu o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae) e o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA).

O superintendente do CFA, Douglas Evangelista Neto, mostrou como funciona o CFA-Gesae e orientou como acessá-lo. A ferramenta pode ser uma grande aliada do TCE-MT, pois ela visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

O CFA-Gesae possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Por meio desses indicadores, é possível avaliar a gestão sanitária municipal de forma detalhada. Entre os indicadores do Sistema, podemos citar: Tarifa média praticada, Despesa de Exploração por m³ Faturado, Despesa de Pessoal por m³, Despesa de Serviços de terceiros por m³, Índice de Coleta de Esgoto, Índice de Tratamento de Esgoto e Índice de Perdas por Ligação.

Além disso, o TCE-MT conheceu o IGM-CFA. O estudo realizado pelo CFA mede a qualidade da gestão dos municípios brasileiros e do Distrito Federal. O produto foi apresentado pelo coordenador de Gestão Pública do CFA, Rodrigo Moura.

Ele mostrou como a ferramenta foi construída e divulgou, com exclusividade, alguns dados do IGM-CFA 2017. Rodrigo ressaltou que o objetivo da ferramenta não é apenas ranquiar os municípios. A proposta, segundo ele, é auxiliar na elaboração de políticas públicas das prefeituras. Um prefeito pode, por exemplo, buscar as melhores práticas naqueles municípios com a melhor colocação no ranking.

O presidente do CRA-MT, Helio Tito Simões de Arruda, e a conselheira federal, Norma Sueli Costa de Andrade, também participaram da visita do CFA e do CRA-MT ao TCE-MT.

8e34c35d-82ae-4783-b7ba-bd341b7406d2.JPG

dfaac50c-8676-467e-ac26-3a4087eaf616.JPG

Assessoria de Comunicação CFA