Você está visualizando atualmente CFA e CRA-AL organizam Workshop, com treinamento no IGM-CFA

CFA e CRA-AL organizam Workshop, com treinamento no IGM-CFA

O Conselho Federal de Administração (CFA) e o CRA-AL realizaram Workshop em Gestão Pública para o treinamento no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA). Realizado entre os dias 2 e 3 de setembro, em Maceió – AL, o encontro teve como objetivo o treinamento e realização de diagnóstico, de planejamento e priorização de políticas públicas municipais com o uso da ferramenta.

O evento capacitou 50 administradores, registrados no Sistema CFA/CRAs, e teve como objetivo disseminar boas práticas de gestão e oferecer dados específicos para tomadas de decisões. O IGM-CFA foi elaborado com base em dados de instituições como Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e contempla áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência e transparência.

A principal característica do IGM-CFA é permitir visão ampliada sobre dimensões de governança pública, em especial para os âmbitos fiscais, de gestão e desempenho. Ele ainda contém um conjunto de metas a serem atingidas pelo município, detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice.

Segundo o diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP), Fábio Macêdo, com o IGM-CFA é possível comparar o desempenho de municípios observando suas diferentes realidades, uma vez que a ferramenta permite classificar as cidades por diferentes aspectos, como renda per capita e população. “Ficou mais fácil comparar os iguais com os iguais e os diferentes com os diferentes. Isso permitiu um tratamento e uma análise mais justa”, explicou.

Recurso estratégico

No primeiro dia do evento, os alunos estiveram no laboratório do CRA-AL e aprenderam sobre o que é o índice e como aplicá-lo em seus projetos e trabalhos. No dia seguinte, eles tiveram palestra com especialistas e autoridades locais sobre a importância da gestão pública profissional e como utilizar o IGM-CFA no desenvolvimento do país. 

Para a presidente do CRA-AL, Jociara Correia, a ferramenta fornecerá informações estratégicas para decisões e servirá de alerta sobre a importância de capacitação profissional dos administradores. “Hoje temos uma carência muito grande de profissionais administradores em algumas áreas consideradas chave no setor público, tais como as áreas de gestão, gerência e superintendência. A intenção é conscientizar sobre a importância da profissionalização, sobretudo, nessas funções”, avaliou.