Você está visualizando atualmente CFA debate PEC 108 em evento da Associação dos Conselhos Profissionais de SC 

CFA debate PEC 108 em evento da Associação dos Conselhos Profissionais de SC 

CFA debate PEC 108 em evento virtual da Associação dos Conselhos Profissionais de SC 

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA) e líder do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, Mauro Kreuz, participou na tarde desta terça-feira (22) da Assembleia Geral da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop). Durante a reunião virtual, Kreuz foi convidado a tratar e debater sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 108/2019 – que dispõe sobre a natureza das 32 profissões regulamentadas no país. 

Na ocasião, o presidente do CFA tratou da importância dos conselhos como  garantia do exercício legítimo de cada profissão, e destacou o futuro da PEC 108 para o país – que segundo ele, “pode ser irreparável, irreversível e letal – tanto a segurança social do país, quanto para as organizações brasileiras”.  

“Uma das bandeiras da minha gestão como presidente do Conselhão é fortalecer os conselhos em cada estado. É preciso ter e compreender a temática com a perspectiva da visão unificada e consensuada, para que não haja divergências na ação política. Não há como imaginar uma sociedade brasileira à revelia dos conselhos profissionais”, alertou Kreuz.

Em outro trecho do discurso, Mauro questionou sobre a possibilidade da aprovação da PEC e as consequências em todas as regiões brasileiras 

“Quem vai cuidar do exercício profissional das 32 profissões? Quem vai proteger  a sociedade dos maus profissionais? Será possível fiscalizar os milhares de diplomas falsos dos profissionais que atuam sem ter formação superior?”, contestou. 

O presidente da Ascop, Marcos Vinícius de Oliveira Neves, foi o anfitrião da reunião e colocou a Associação e os Conselhos Profissionais do estado à disposição do Conselhão. Atualmente, a Ascop representa mais de 400 mil profissionais devidamente registrados nos seus conselhos em Santa Catarina.  

Participaram da Assembleia – presidentes e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Administração, Conselho Regional dos Representantes Comerciais, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Conselho Regional de Educação Física, entre outros. 

Paulo Melo
Assessoria de Comunicação CFA