No momento, você está visualizando CFA assina acordo de cooperação técnica com ministério para profissionalizar MPEs

CFA assina acordo de cooperação técnica com ministério para profissionalizar MPEs

O Conselho Federal de Administração (CFA) firmou na manhã desta quarta-feira, 26/02, acordo de cooperação técnica com o “Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP)”. O objetivo é estabelecer um canal convergente de acesso a informações, ferramentas de gestão e de capacitação voltadas aos profissionais de administração, inscritos nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), e aos empresários e empregados de MPEs (micro e pequenas empresas), em âmbito nacional.

O acordo surgiu após projeto de sucesso do CRA-RS que ofereceu ajuda aos micro e pequenos empresários do Rio Grande do Sul a recuperarem suas empresas após enchente que devastou o estado em 2024. Na ocasião, o CRA-RS lançou um programa de mentoria com o intuito de auxiliar empresas registradas no conselho, em segmentos como logística, finanças, plano de negócios e captação de recursos.

Para ministrar essas mentorias, o conselho montou um banco de dados com profissionais da administração, voluntários registrados e adimplentes, que pudessem atender os empresários. A ideia inicial era que o projeto tivesse um piloto em Bagé e Uruguaiana, porém com a situação de tragédia no estado o regional optou por atender todos os ‘micro e pequenos negócios’ registrados e adimplentes na entidade.

“Esse acordo de cooperação é importante não apenas para o Sistema CFA/CRAs, mas para todos os profissionais de administração e para a sociedade brasileira. Estaremos capacitando multiplicadores tanto em micro quanto pequenas empresas para auxiliar no desenvolvimento de planejamento e gestão dessas empresas, ou seja, levaremos a Ciência da Administração para quem precisa: aqueles que são um dos maiores geradores de emprego do Brasil, as MPEs”, esclarece o presidente do CFA, Leonardo Macedo.

MEMP

Na visão do ministro do “Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”, Márcio França, por meio desse acordo serão geradas oportunidades para os profissionais da administração e também será uma ação social importante para profissionalizar os ‘micro e pequenos negócios’ do Brasil. Ele ainda acredita que o acordo dará uma contrapartida à sociedade em termos de ações governamentais para que os negócios prosperem e cresçam.

“É sem dúvida um acordo que tem tudo para dar certo, uma vez que representa uma ajuda dos profissionais da administração à sociedade. Muitas vezes, o cidadão acha que o governo está ali só para cobrar impostos, mas por meio de ações como essa podemos fazer com que eles se profissionalizem e expandam seus negócios também”, disse o ministro.

Veja o que disse mais o ministro sobre o acordo de cooperação técnica com o CFA.

CRA-RS

Orgulhoso devido ao projeto que deu origem ao acordo de cooperação ter surgido no Rio Grande do Sul, o presidente do CRA-RS, Flávio Abreu, explica como foi o cenário de surgimento do programa Amplifica. Ele contou como se deu o acordo de parceria entre o regional e o governo do estado.

“No Rio Grande do Sul tivemos um impacto tão considerável, que o próprio secretário de trabalho e emprego do estado nos procurou para firmarmos uma parceria, entre o CRA e a secretaria que ele comandava, para prestar esse serviço para mais de 12 mil empresas cadastradas no estado. Portanto, a repercussão é no sentido de amplificar — como diz o próprio nome do programa — esse serviço que é prestado de forma gratuita pelo CRA-RS”, disse.

Saiba mais detalhes sobre o Programa Amplifica: 

Já o conselheiro regional e coordenador de micro e pequenas empresas do CRA-RS, Márcio Santos — que é um dos autores do projeto original surgido no RS — elogiou a iniciativa do CFA e explica o que virá pela frente para ajudar o CFA a implementá-lo em todo o Brasil. Ele também comentou o impacto positivo do programa Amplifica para todo o Sistema CFA/CRAs.

Clique, aqui, e veja o que disse o conselheiro Márcio Santos sobre o Programa Amplifica.

Avaliação

O conselheiro federal pelo estado do Rio Grande do Sul, Emir Silva, destacou a importância da presença do ministro no CFA e a relevância dos profissionais de administração junto à administração pública e à sociedade. Ele ainda falou sobre a necessidade de profissionalização das MPEs no Brasil. 

Assista  o que disse o conselheiro federal pelo RS Emir Silva sobre o acordo.

O conselheiro federal pelo estado do Pará Mauro Leônidas, representante do CFA no “Comitê Temático da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas”, exaltou a presença de um ministro de Estado na sede da autarquia. Ele destacou que o acordo é fruto de um longo trabalho desenvolvido no fórum e que a disseminação de programas como esse deve estimular um ambiente de negócios mais capacitado no país. 

Mauro Leônidas também avaliou o evento. 

CDL-POA

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), o administrador Irio Piva, também elogiou a iniciativa do Sistema CFA/CRAs de ampliar o projeto que começou no Rio Grande do Sul e destacou as dificuldades que o empreendedor encontra no dia a dia de suas atuações. “Em um país com todas as complexidades legais e burocráticas, isso representa muito para os empreendedores, principalmente, para os micro e pequenos empresários; por isso, todas as iniciativa que podem ajudá-los, nós da CDL de Porto Alegre apoiamos”, finalizou.

Por Leon Santos – Assessoria de Comunicação e Marketing CFA