Casoteca de Gestão Pública da Enap!

Conheça o Casoteca da ENAP.

Em uma escola de governo como a ENAP, as atividades formativas possuem caráter profissionalizante e são desenvolvidas com o propósito de contribuir para a promoção de melhorias constantes na gestão pública. Isso evidencia a necessidade de desenvolver uma metodologia de ensino que permita a reflexão teórica a partir de situações concretas do setor público.

A proposta educacional da ENAP está voltada para o ensino de aplicação, com o qual a metodologia de estudos de caso está diretamente relacionada. O ensino de aplicação consiste na estruturação dos processos de aprendizagem em que os alunos são participantes ativos. Incorpora a prática e a vivência profissional dos participantes à intervenção didática, considerando-os como agentes principais de sua aprendizagem. Por isso, a ENAP assumiu como uma de suas prioridades a elaboração de estudos de caso e o fomento do seu uso na formação profissional.

Os casos disponíveis na Casoteca foram elaborados pela Coordenação-geral de Pesquisa da ENAP, pelos nossos professores colaboradores e por outras instituições nacionais e internacionais. Alguns casos foram cedidos e traduzidos no âmbito do Projeto de Cooperação Brasil-Canadá “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”.

Alguns casos possuem nota pedagógica, um documento propositivo com indicação de possíveis usos do material em sala de aula, visando a facilitar sua difusão como método de ensino. O seu acesso é restrito a professores cadastrados.

A ENAP abre este espaço para novos colaboradores de forma a ampliar o acervo a ser disponibilizado. Confira a sessão “Submeta seu caso” para mais informações. Participe!

Acesse: http://casoteca.enap.gov.br/index.php

Fonte: ENAP