Você está visualizando atualmente Carol Manciola dá aula de marketing digital em webinar

Carol Manciola dá aula de marketing digital em webinar

Marketing e estratégia digital foi o tema do webinar promovido pela Comissão Especial ADM Mulher do Conselho Federal de Administração (CFA) na tarde desta terça-feira, 23. Para falar do assunto, uma mulher que vem se destacando nessa área: a empreendedora e consultora Carol Manciola, que é autora de livros, entre eles o best seller Bora Bater Meta, e CEO da Posiciona.

A mediação da palestra foi conduzida pela coordenadora do CRA-RS Mulher, Izabel Lopes. Em breves palavras, ela agradeceu a presença das participantes. Em seguida, a coordenadora do ADM Mulher e diretora de Formação Profissional do CFA, Cláudia Stadtlober, fez uma breve apresentação de boas vindas. “Hoje temos a alegria de estarmos com a Carol para discutirmos um tema muito relevante, principalmente para esta troca de experiência e para mostrar que a mulher pode estar em qualquer lugar.”, disse.

Após a rápida abertura, Carol entrou em cena no melhor estilo baiano: empolgante, animada e despojada. Ela começou falando um pouco da sua trajetória como empreendedora. Atualmente, ela mora em São Paulo e, ao longo desse período, sua vida foi voltada para empreender. Após atuar em algumas empresas, ela decidiu abrir o seu próprio negócio.

A Posiciona é, atualmente, uma das maiores organizações de educação corporativa do país. Em 2021, a empresa cresceu 110% e tem um quadro de colaboradores bastante feminino: dos 16 profissionais da equipe, 12 são mulheres. A sociedade conta também com quatro mulheres empreendedoras, que são mães. “Gosto de falar isso para mostrar que filho não limita nossa capacidade. Pelo contrário, o filho potencializa. Então vamos aproveitar. Se somos capazes de gerar uma vida, somos capazes de qualquer coisa”, afirmou Carol.

Apaixonada pela Administração, ela conta que a profissão oferece muitas opções para atuar. Em meio a tantos caminhos, Carol focou no marketing e hoje ajuda profissionais e empresas a potencializar as vendas, tanto no meio digital quanto físico. “Quando a gente fala de marketing a gente tem que falar de vendas. Nada, absolutamente nada, acontece sem uma venda”, ressaltou a palestrante.

Carol deu uma verdadeira aula de marketing digital. Ela falou sobre funil de vendas, segmentação de público e também discursou sobre a importância de conhecer o perfil dos consumidores para criar metas de abordagens. “Quando você cria uma estratégia que se conecta com sua persona, você consegue alcançar cada um desses players que vão te ajudar melhor. Hoje você tem muitas possibilidades, tem muita rede social e aplicativos para vender seu produto. A economia gira em torno da atenção, mas como faço para dar match entre as necessidades dos nossos clientes e aquilo que podemos oferecer para eles”, explicou.

Sabendo disso, é preciso pensar nos canais de tração. Para tanto, é preciso saber qual o foco do negócio para ter ideia de qual melhor canal investir. Carol apresentou uma lista com dezenove possibilidades e falou um pouco de cada uma delas. Ele também trouxe os pilares do marketing digital: reputação, diálogo, conexão, relevância e timing. Sobre sucesso, Carol foi direta: “Todo mundo quer sucesso e ele é a soma de objetivos claros com competência naquilo que você faz,com a sua motivação para fazer, com a utilização dos recursos de maneira apropriada mais uma estratégia clara. Então, se em algum momento você estiver confuso no que quer fazer, volta lá atrás e revisa qual é seu objetivo”, ensinou a empreendedora.

Após a palestra, Izabel teceu elogios a aula de marketing da Carol. “Nós que somos da área conseguimos compreender essa nova linguagem. Hoje, é por meio dele que nós vamos conseguir os resultados que a nossa empresa precisa. E você abordou muito bem a questão do planejamento. Sem isso, não há marketing que consiga resistir”, afirmou.

Em seguida, Carol respondeu as peguntas dos internautas. Ao final, a jornalista Elisa Ventura encerrou o webinar e aproveitou para se despedir do Sistema CFA/CRAs e do CFAPlay. Esta foi a última transmissão com a participação dela. A jornalista deixará a equipe de comunicação do CFA e parte para novos desafios pessoais e profissionais.

Clique aqui e confira o webinar do ADM Mulher na íntegra.


Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA