Você está visualizando atualmente Capacitação em MPEs: iniciativa do CFA terá nova fase em 2024

Capacitação em MPEs: iniciativa do CFA terá nova fase em 2024

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) desempenham um papel crucial na economia brasileira, impulsionando a inovação, a geração de empregos e contribuindo para o desenvolvimento local. Reconhecendo a importância desse segmento, o Conselho Federal de Administração (CFA) criou o Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimentos em MPEs.

A iniciativa foi criada em 2015 após o acordo de cooperação técnica que o CFA celebrou  com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A proposta é alavancar a inserção dos profissionais de administração no amplo mercado de trabalho das MPEs, com o objetivo ainda de aprimorar o processo de gestão desse importante segmento da economia nacional.

A formação é composta por quatro módulos. As aulas são ministradas pela equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) e contemplam encontros presenciais e a distância. No último módulo do curso, os participantes têm vivências práticas em MPEs para apresentação do trabalho.

Ao todo, 875 Administradores concluíram a capacitação e estão aptos para atuarem no segmento que, atualmente, gera mais emprego e renda para o país. A quinta fase do Programa começou em 2022 e contemplou 311 Administradores registrados de Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rondônia e Tocantins.

Dos 311 contemplados, 126 concluíram a capacitação. Um dos Administradores concluintes é o Thiago Gomes Maria, do Paraná.

“Algumas pessoas da minha rede de contato que passaram pela formação indicaram, principalmente por ter conteúdo que abrange com visão sistêmica as áreas da gestão, então percebi a oportunidade de aprofundar o meu conhecimento, ampliar o meu repertório profissional e acima de tudo ter contato com diferentes profissionais da área. Mantenho a minha rotina por busca por conhecimento constante, seja por meio de leitura, ou cursos livres, o maior desafio foi adaptar a rotina para manter a presença em todas as atividades propostas, já que trata-se de um programa de média duração”.


A administradora Karla Cristina Dornelas, de Minas Gerais, é outro exemplo. Ela procurou a capacitação com o propósito de se atualizar quanto ao mercado de trabalho e poder contribuir de uma forma mais efetiva para o crescimento das empresas. “Ainda não atuo profissionalmente nas MPEs. Mas dentro do setor público, aos poucos, tento otimizar as formas de elaboração dos serviços prestados”, disse.

No meio do caminho, durante a capacitação, Karla disse que foi preciso superar muitos desafios. Apesar disso, ela superou todas as adversidades. “O maior desafio foi vencer a timidez e falar, mesmo em vídeo, com toda a classe. Também foi um período complicado de saúde na família, mas fora isso, é um curso dinâmico, bem elaborado e explicado pelos professores os quais tivemos aulas”, afirmou.

O diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Gelson Uecker, adianta que o Programa vai entrar em uma nova fase em 2024.

“Diante do sucesso que nós tivemos com esse projeto, estaremos inovando com certeza. Nós entendemos que precisamos buscar outras formas de capacitação em outras áreas. Está em discussão, por exemplo, se vamos atender as áreas de RH, marketing ou outras áreas dentro da Administração”. 

Informações sobre a Capacitação MPEs

CRAs que receberam a Capacitação em MPEs:

2015 – AL, MA, PA, PI, RJ

2017 – DF, GO, MS, MT, SE

2018 – BA, CE, RR, SC, SP

2019 – AC, AM, AP, ES, RN, RS

2022 – MG, PB, PR, PE, RO e TO.

Ao todo 875 administradores concluintes.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA