Você está visualizando atualmente Autarquia se reúne com Ministério das Cidades para apresentar projeto CFA-Gesae

Autarquia se reúne com Ministério das Cidades para apresentar projeto CFA-Gesae

O Conselho Federal de Administração se reuniu com o Ministério das Cidades essa semana para tratar do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). Em contrapartida, o servidor Alexandre Araújo Godeiro Carlos, Especialista em Infraestrutura de alto nível do Ministério da Cidades, apresentou o Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico (Simisab).

O CFA-Gesae foi idealizado pelo Adm. José Chaves e criado por meio de convênio com o CFA. O sistema consiste em uma ferramenta de gestão que permite avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. O sistema possui dez áreas-chaves e setenta indicadores.

As dez áreas-chaves são: Governança e transparência da prestação dos serviços; Sustentabilidade da gestão dos recursos hídricos; Transparência tarifária; Transparência econômica e financeira; Qualidade na prestação dos serviços; Qualidade do produto; Transparência na gestão de pessoal; Eficiência comercial e financeira; Transparência na gestão das despesas; e Eficiência nas operações de água.

Programa Simisab

O Simisab é uma solução padrão para sistema municipal de informações em saneamento básico, proposto pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, de aplicação voluntária por parte dos municípios brasileiros. O Sistema se constitui em ferramenta de planejamento e gestão do município, assim como em instrumento de divulgação das informações sobre saneamento básico para a sociedade, imprimindo transparência à gestão pública.