Você está visualizando atualmente Artigos científicos dão rumo para segurança e integração da sociedade

Artigos científicos dão rumo para segurança e integração da sociedade

Quarenta e quatro artigos foram submetidos ao Comitê Científico do Encontro Brasileiro de Administração. Destes, entre as categorias profissional e acadêmica, 19 foram selecionados para serem apresentados no evento organizado pelo CRA de Minas Gerais em parceria com o CFA. Ao abrir os trabalhos no auditório 1, Isabela Muller, que é conselheira federal de administração pelo estado de Santa Catarina e faz parte do Comitê Científico do Enbra, explicou como os materiais levados ao evento foram escolhidos: 

“Nós tivemos uma comissão que trabalhou exaustivamente mais de dois meses para que a gente pudesse ter uma submissão em que toda a avaliação fosse de forma muito ética e dentro dos padrões que são determinados pela cientificidade e nós estamos aqui hoje nesse momento para que possa se apresentar os artigos que foram classificados e os artigos que tiveram destaques de nota.”

No eixo casos práticos de administração na área de gestão pública, o administrador Rafael Gonçalves foi o primeiro a apresentar o artigo no Enbra. O documento é resultado da análise de 18 anos de dados do site do Banco Mundial. Com o tema, “O efeito da eficácia governamental sobre a segurança da sociedade”, ele avaliou índices de 46 países em desenvolvimento e a conclusão foi que para a sociedade se sentir segura é preciso que na gestão, haja profissionais com liderança, conhecimento e ética:

“Quanto mais aumenta a eficácia governamental, mais as pessoas têm confiança nos resultados dos governos desses países. Quanto mais gestão tem, quanto mais administração profissional tem mais há essa percepção pela sociedade e quanto maior é esse controle de corrupção mais favorece a gestão profissional e com isso sua percepção supera a expectativa de confiança.”

Enquanto isso, simultaneamente, no auditório 2, o tecnólogo Elias Mediotte apresentava o artigo “Placemaking Effectual no Contexto da Profissionalização da Administração Contemporânea: uma Proposta Disruptiva?”. / O profissional de administração apresentou a possibilidade de revitalização de lugares sem muita atenção para que sejam melhor aproveitados. Em tempo de pós isolamento social, ele acredita que a prática pode reaproximar a sociedade. /

“A gente considera esse artigo como um primeiro passo para a retomada da integração social e da união de pessoas entre os indivíduos e fortalecendo a identidade e o sentimento em relação de lugar, de pertencimento também tornando esses lugares mais inclusivos, resilientes e sustentáveis.”

Quando ele fala “a gente”, está falando do Programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Viçosa e da cátedra Unesco de Economia Criativa e Políticas Públicas, parceiros e apoiadores da iniciativa. Quem comandava os trabalhos no auditório 2, era o conselheiro federal por Roraima, Emerson Clayton. Ele parabenizou a iniciativa de muitas aplicações:

“Isso nos desperta sobre como planejar políticas públicas nos nossos municípios, universidades, dar vida, criar essa sustentabilidade, incluir as pessoas. Isso é muito importante e vai contribuir muito seja na administração pública, na empresarial, vai contribuir para os empreendedores planejarem os empreendimentos e essa é uma grande contribuição para a nossa profissão.”

Amanhã, ao final do ENBRA, vão ser entregues as homenagens e premiações dos artigos.

Denise Coelho – Rádio ADM