Você está visualizando atualmente Artigo técnico sobre tecnologia para empresas vence Prêmio Belmiro Siqueira

Artigo técnico sobre tecnologia para empresas vence Prêmio Belmiro Siqueira

Foi a oportunidade de adquirir experiência que motivou a jovem Ingrid Lorraine da Silva Rocha a se inscrever no Prêmio Belmiro Siqueira Administração 2022. Incentivada pelos professores e pelo coordenador do curso técnico em Administração ela mergulhou no projeto e deu bons frutos. 

Ingrid foi a vencedora na categoria artigo técnico ao escrever sobre o tema “Quais dimensões da Administração da inovação influenciam o desenvolvimento de novas tecnologias que diferenciam as pequenas empresas no mercado?”.  Para a estudante a conquista representa o esforço de um longo trabalho.

“Essa premiação representa o triunfo de uma pesquisa intensa, é fruto da pura dedicação e capacidade de ir em busca de algo quando se tem um objetivo. Então, para nós, levar esse prêmio foi como tornar real todo o esforço, a garra, a coragem e, principalmente, a dedicação que foi colocada nesse artigo”. 

O artigo contou ainda com a coautoria dos professores do curso técnico em Administração, Cleidson Nogueira Dias e Eduardo Dias Leite. O tema do projeto foi todo pensado no Prêmio Belmiro Siqueira Administração 2022. 

Já havia um projeto em andamento de um dos coautores, colaborando com micro e pequenas empresas, que mapeava dimensões para um radar da inovação e, uma dessas dimensões era a tecnologia. Com esses dados buscaram utilizar esses dados para fazer esse artigo que ia de encontro com o tema que o edital estipulava.

“Vimos quais desses fatores que são catalisadores da inovação iriam influenciar as métricas de novas tecnologias nessas pequenas empresas. Elas tinham uma nota de 1 a 5 sub-grau das novas tecnologias adotadas, bem como das outras dimensões do radar e a ideia veio de fazer essas análises usando esse tema de gestão da inovação, usando essa base de dados já coletada que, com base nas empresas do Distrito Federal, conseguimos fazer um trabalho final que fosse bem assertivo com o tema do edital deste ano”.

A vencedora do prêmio destacou a importância da conquista para o futuro profissional. 

“Acredito que a participação em si no projeto já gerou um grande impacto na minha vida, pois me sinto muito mais capaz de algo no mundo. Na minha vida profissional será um grande acréscimo, pois ela já está iniciando acompanhada de uma grande premiação. Pode ser que essa premiação abra muitas portas para o meu futuro”.

Prêmio Belmiro Siqueira

O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração foi instituído em 1988, em homenagem ao Adm. Belmiro Siqueira, patrono da Administração. O concurso nacional promovido anualmente pelo Sistema CFA/CRAs tem por finalidade principal a divulgação e a valorização dos estudos realizados por Administradores e Acadêmicos dos cursos de bacharelado em Administração, que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

Belmiro Siqueira atuou na área federal: funcionário de carreira, aprovado sempre em primeiro lugar em seleções a que se submeteu, inicialmente como Assistente Administrativo e Técnico de Administração, denominação primeira do que é hoje o Administrador. 

No DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) ocupou vários cargos, dentre eles o de Diretor Geral nos anos de 1967 e 1968. Na área estadual foi Assessor/Consultor de vários Governos, com destaque para o Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de Diretor da Escola de Serviço Público do então Estado da Guanabara (1966).

Foi colunista de vários jornais, sempre escrevendo sobre assuntos ligados à sua área de atuação. Autor de vários trabalhos sobre Administração, foi professor de várias faculdades. No Conselho Federal de Administração (CFA) foi eleito Conselheiro Federal em 1977 e, assim que assumiu, foi levado pelos seus pares a Vice Presidente, permanecendo até 1986, ano de seu falecimento, a 28 de novembro, em Porto Velho/RO. Na ocasião, encontrava-se no exercício do cargo de Presidente do CFA. Era mineiro de Ubá, nascido a 22 de outubro de 1921.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA