Você está visualizando atualmente ANGRAD entrevista o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Mauro Kreuz

ANGRAD entrevista o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Mauro Kreuz

O professor Mauro Kreuz assume, pela segunda vez consecutiva, a direção da Câmara de Formação Profissional do CFA. Em entrevista ao site da ANGRAD, ele avalia a sua gestão no biênio 2015/2016, conta os planos para 2017/2018 e fala da parceria entre CFA e ANGRAD. Mauro Kreuz também é presidente do Conselho Consultivo da ANGRAD e foi presidente da Associação quatro vezes. Confira a entrevista:

Que balanço o senhor faz da atuação da Câmara de Formação na gestão passada do CFA?

Foram dois anos de muito trabalho em que a Câmara se debruçou basicamente sobre treze atividades de forte impacto para os Administradores e Tecnólogos do Brasil. Destaco o reposicionamento da Certificação Profissional em Administração, com profundas mudanças conceituais e metodológicas, que vão desde a ampliação do escopo mediante a inclusão, além da área de Recursos Humanos que já existia, das áreas de Finanças, Marketing e Vendas, Materiais e Logística e Produção. Além disso, redirecionamos a Certificação para o mercado, envolvendo o setor produtivo, pois será nele que os profissionais em Administração certificados irão atuar. Outro marco importante foi a aproximação com a FGV, como a nova parceira da Certificação Profissional em Administração. Concluímos a sexta edição da Pesquisa Nacional sobre o Administrador e a primeira edição da Pesquisa Nacional sobre o Tecnólogo, com importantes revelações, que merecem estudos e análise adicionais de parte da comunidade angradiana. Também aprimoramos o Programa Nacionalde Capacitação dos Administradores em Conhecimento sobre Micro e Pequenas Empresas – MPEs, e estamos iniciando a segunda fase em cinco CRAs, com a previsão de capacitar mais 275 administradores, além dos que já foram capacitados na fase piloto. Nessa segunda fase temos como parceira a Fundação Instituto de Administração de São Paulo – FIA. Merece também destaque o Ciclo de Palestras desenvolvido nacionalmente com a participação da ANGRAD, bem como, a intensificação da participação do CFA nos ENANGRADs, tanto quantitativa como qualitativamente.

O que vem sendo discutido com a atual gestão do CFA para sua Diretoria?

Para o biênio 2017/ 2018, sob a liderança do Presidente Adm. Wagner Siqueira, além da manutenção e aperfeiçoamento do escopo atual dos projetos e atividades, queremos intensificar a agenda nacional com as entidades mantenedoras de IES, para buscar o apoio institucional em nossas iniciativas, bem como, implantar o Observatório Nacional dos Egressos dos cursos de Administração e de Tecnólogos. A Câmara de Formação Profissional continuará com o seu posicionamento institucional em colaborar com as demais Câmaras do CFA, e, dessa forma, fortalecer a fiscalização e o registro profissional, que é a nossa atividade fim. Seremos sempre fiéis e dedicados a esse princípio institucional, tendo a Certificação Profissional em Administração como o pilar para essa atuação.

Quais os planos em relação a parcerias na área de ensino e aprendizagem entre ANGRAD e CFA?

A ANGRAD tem sido uma parceira histórica e importante do CFA, e juntos obtivemos avanços extraordinários para a área da Administração no Brasil. Desejo que possamos continuar e intensificar essa parceria institucional com a ANGRAD. A Câmara de Formação Profissional é o braço do CFA que fomenta e materializa essas parcerias com a ANGRAD. Também temos o indicativo de fortalecer ainda mais essa parceria, aproximando o CFA e a ANGRAD da Academia Brasileira da Ciência da Administração – ABCA. Isso permitiria potencializar ainda mais a Administração no Brasil.