You are currently viewing Além de conhecimento técnico, Jornada abordou também o emocional 

Além de conhecimento técnico, Jornada abordou também o emocional

A primeira palestra do período vespertino neste segundo dia da Jornada Acadêmica foi ministrada pela embaixadora Ibero-Americana de Jovens Empresários, Flávia Paixão. A administradora trouxe como tema “Faça da sua paixão, o seu negócio!” e já foi logo desmistificando muitas falas comuns, como o ditado “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”, atribuído ao pensador chinês Confúcio. 

“Paixão é aquilo que te move, mas é a competência que vai te direcionar e te ajudar a usar as ferramentas necessárias”, afirmou ao comentar que empreender é um sonho dos brasileiros que aparece em 4º lugar no ranking das pesquisas da área. 

Paixão enfatizou que quando se pensa em abrir um negócio é preciso que ele realize não apenas o sonho do empreendedor, mas também o do cliente. E lembrou que uma das coisas mais importantes para quem quer seguir o caminho do empreendedorismo é ter a consciência de que terá que investir muito de si no trabalho. “Contrate alguém por competência, aquela pessoa a quem você vai poder delegar funções”, completou. 

Por compreender que o conhecimento emocional também é importante para os estudantes que serão os futuros profissionais de amanhã, o Conselho Federal de Administração trouxe na Jornada o psicólogo e mestre em ciências da saúde, Wagner Costa para falar do assunto. 

“Pare, pense e reflita: o futuro vem aí!” foi a temática que norteou um intenso debate entre o psicólogo e os internautas que acompanhavam o evento. Ele iniciou lembrando que a incerteza é um fator muito comum nesta fase da vida, no mundo acadêmico, porque os discentes, em geral, primeiro concluem o curso escolhido para só depois pensarem no que vão fazer. “As pessoas podem estar só passando pela academia, sem adquirir conhecimento”, alertou. 

Na sequência, a servidora pública federal, fundadora e líder do LA-BORA! Gov, do Ministério da Economia, Luana Faria, falou sobre Design Thinking como abordagem de enfrentamento aos problemas contemporâneos. 

A experiência compartilhada por ela revelou aos internautas um pouco do trabalho inovador realizado no âmbito da Gestão Pública. Por meio de cases, Faria explicou o conceito e elencou os principais benefícios desse modelo. “Design Thinking não é só colar um tanto de post it na parede não”, disse enquanto explicava que a abordagem é utilizada para organizar o processo criativo e gerar soluções eficientes. A administradora também lembrou que “o mundo não é mais VUCA, é BANI”. 

Outro tema atual que compôs a Jornada nesta tarde foi a Gestão em Saúde, abordada no painel “Como a administração pode ser uma aliada na gestão profissional da saúde do país”. 

A doutora em administração e mestre em administração hospitalar, Teresinha Covas; o coordenador da Comissão de Saúde da Câmara de Comércio França-Brasil, Marcelo Iwersen e a diretora de Gestão Regionalizada da Secretaria de Saúde do DF, Mabelle Roque trouxeram suas experiências, suas visões a partir de suas áreas de atuação e conversaram com os estudantes. 

Para conferir tudo o que rolou hoje, acesse o canal do conselho no Youtube, o CFAPlay

Elisa Ventura 

Assessoria de Comunicação CFA