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Administração de Projetos

O administrador de projetos está inserido na área da Administração que aplica os conhecimentos, as habilidades e técnicas para elaboração de atividades relacionadas a um conjunto de objetivos pré-definidos, com prazo, custo e qualidade específicos, por meio da mobilização de recursos técnicos e humanos.

É cultural no Brasil valorizar primeiro a perfeita prestação de contas quando, na verdade, o ideal seria priorizar a elaboração de um bom Plano de Trabalho (projeto). É um paradigma a ser quebrado com a valorização e profissionalização da área de projetos. O planejamento de uma ação que seja eficiente no seu processo e eficaz no seu resultado é o modelo de formato moderno que deve ser implantado.

O gerente (ou gestor) de projetos é, acima de tudo, um líder. Ele deve supervisionar o trabalho da equipe, orientar sobre as melhores práticas, ter capacidade para resolver conflitos e estabelecer o alinhamento de expectativas entre todos os envolvidos com a iniciativa.

Desenvolver um olhar mais humanizado, ou seja, com foco nas necessidades das pessoas, é um bom começo para se tornar um grande líder. Aprender sobre liderança situacional, inteligência emocional, técnicas de coaching e mentoring pode trazer uma nova perspectiva para sua capacidade de liderança.

Está na concepção do projeto o alcance de metas e resultados. Por isso, o administrador de projetos é peça fundamental na consolidação do êxito de qualquer projeto, seja no setor público, privado ou terceiro setor.

Guia da Profissão: Ramos da Administração / Rogério Ramos. – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2022. Capítulo 2.