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Administração Patrimonial e Tributária

Administração Patrimonial

O administrador de patrimônio é o profissional responsável pelo controle e organização do estoque de determinada empresa. O equilíbrio e a eficácia do controle são pontos fortes desse profissional, que não pode deixar faltar ou exceder a quantidade de produtos ou materiais armazenados. O gestor de patrimônio deve estar sempre atento e em dia com seu estoque, pois qualquer erro pode influenciar de forma negativa no lucro, trazendo prejuízos para a empresa.

O controle patrimonial pode ser considerado eficiente se três aspectos forem atendidos: controle físico, controle contábil e normas e procedimentos.

Além de manter o autocontrole de seu estoque, o administrador de patrimônio também o responsável por realizar pedidos de compras junto aos fornecedores, lembrando que estes devem ser feitos de acordo com a necessidade de seu estoque.

O controle de estoque do administrador de patrimônio deve contar com recursos tecnológicos, ou seja, programas de computador especializados em controlar a contagem dos produtos existentes naquele setor. Mas, mesmo com a facilidade encontrada pelos sistemas computadorizados, é importante que o administrador confira pessoalmente seu estoque, pois o sistema pode errar na contagem. Por esse motivo é que muitas empresas costumam fazer os chamados “balanços de mercadorias”.

O administrador de patrimônio pode desenvolver seu trabalho em indústrias de diversos tipos, porém é mais atuante em supermercados e empresas de varejo, onde a entrada de mercadoria é constante e exige alto nível de rigor na contagem do estoque.

Conforme estabelecido na lei n.º 4769/1965, a área de patrimônio é também uma prerrogativa de atuação do administrador. É reconhecida pelo ministério do trabalho e emprego, no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), item n.º 2521-05 – Administrador de Patrimônio.

Guia da Profissão: Ramos da Administração / Rogério Ramos. – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2022. Capítulo 25.

 

Administração Tributária

O administrador tributário atua na escolha do melhor regime tributário para a empresa. Apresenta a possibilidade de facilitar e simplificar os processos administrativos e financeiros, permitindo que sua organização esteja em situação regular junto ao fisco e diminuindo os gastos com a tributação.

A Administração Tributária tem o papel de contribuir proporcionando uma visão clara do impacto financeiro gerado em decorrência do cumprimento das obrigações tributárias, isto porque ocupa-se em fazer a ligação entre as regras do direito tributário, a Contabilidade e a ciência da Administração.

A maioria das despesas de uma empresa são inerentes das obrigações tributárias e, particularmente aqui no Brasil, os custos tributários têm um lugar de grande destaque, visto que o Sistema Tributário Brasileiro, além de ser extremamente complexo, impõe aos contribuintes uma das maiores cargas tributárias do mundo.

Portanto, o administrador tributário é de extrema importância, para o sucesso de qualquer empresa, o gerenciamento específico da incidência tributária e a correta administração desta categoria de dispêndio. O fiel cumprimento das obrigações e o menor gasto com impostos e contribuições, maximizam o lucro e são ações que passam pelas mãos do administrador.

Guia da Profissão: Ramos da Administração / Rogério Ramos. – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2022. Capítulo 41.