You are currently viewing Workshop Gestão Pública reúne profissionais de Administração de Sergipe

Workshop Gestão Pública reúne profissionais de Administração de Sergipe

Nos dias 8 e 9 de março, profissionais de administração do estado de Sergipe participaram do Workshop de Gestão Pública. O evento, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), aconteceu no auditório do Sebrae Sergipe e teve como objetivo capacitar os profissionais da administração para o uso do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) para que sejam agentes de transformação na gestão pública municipal.

O treinamento foi iniciado pelo diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Fábio Mendes Macedo. Na ocasião, ele proferiu uma palestra descontraída a respeito da funcionalidade, desafios e iniciativas da gestão pública, suscitando debates relevantes a respeito da temática com os profissionais participantes, além de compartilhar vivências acerca do assunto.

“A grande relevância desse evento é ofertar o conhecimento a respeito do IGM/CFA, a partir dessa ferramenta é possível exercer uma gestão mais competente, porque ela está embasada em dados científicos, substituindo dessa forma o achismo por dados concretos. O índice proporciona um diagnóstico do meu município em três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Ele é fundamental para as entregas que eu estou fazendo enquanto gestor para a sociedade.  É por meio desse conhecimento que se torna possível traçar um planejamento estratégico para o município definindo metas e estruturas de alcance para um melhor desenvolvimento da sociedade local”, explica Fabio Mendes.

No período da tarde, para melhor capacitar os profissionais de administração no campo da gestão pública, o workshop ofertou um momento prático, com a divisão de grupos para a realização de um diagnóstico municipal. Cada equipe escolheu um município sergipano e gerou o diagnóstico norteados pela IGM-CFA, utilizando ferramentas da administração como: análise de SWOT, matriz de prioridade, causa e efeitos e 5W2H.

O coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Cassio de Matos Dias, explicou como é a realização do IGM-CFA e sanou as dúvidas dos profissionais durante o momento prático do Workshop. “A essencialidade desse evento é buscar a formação de profissionais da administração para atuar na consultoria junto aos órgãos públicos, tanto municipais como também estaduais. O profissional acessa a ferramenta do IGM, consulta o município e percebe os pontos que necessitam de melhoria. Com sua expertise, o profissional vai propor para o gestor público soluções para gerar uma melhoria no município”, esclareceu.

Para o presidente do CRA-SE, Adm. Jorge Cabral, o acesso ao IGM-CFA irá agregar muito na gestão pública em Sergipe.

“Por meio desse evento vamos gerar uma primeira turma de multiplicadores dessa ferramenta, que se tornarão consultores de gestão pública para contribuir com o desenvolvimento do nosso estado, uma vez que os profissionais de Administração poderão diagnosticar a situação de um determinado Município, transformar dados em informações e auxiliar os gestores públicos na tomada de decisões”, ponderou.

Conselheiro federal pelo estado de Sergipe, o administrador e diretor de Comunicação e Marketing do CFA, Diego da Costa, foi um dos profissionais que prestigiaram o evento. Ele lembra que o evento já percorreu outros estados e tem ajudado a profissionalizar a gestão pública municipal. “2022 é ano de eleição estadual e todos sabemos que a vida do cidadão acontece no município e o IGM-CFA pode e deve ser utilizado para repensar e criar políticas públicas que vão gerar melhorias para a sociedade”, disse.

No segundo dia do Workshop, o IGM-CFA foi apresentado para uma plateia composta por profissionais de administração, prefeitos, gestores municipais e demais autoridades públicas.

O evento teve apoio do Sebrae Sergipe, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) e da Fecomércio. Para o coordenador da escola de gestão da Fames, Jorge Teles, o workshop aproxima os profissionais da administração dos municípios. “Nós assistimos uma mudança rápida nas políticas públicas e na administração pública. O administrador é o profissional que vai auxiliar o gestor munindo ele de dados e informações que facilitam na tomada de decisões, além de trazer mais recursos financeiros aos municípios, ele vai permitir a execução de políticas públicas consistentes. O gestor tendo o administrador ao seu lado vai ter uma base de informações técnicas”, defendeu Teles.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Com informações do CRA-SE