Workshop de Gestão Pública movimenta capital Amazonense

Workshop de Gestão Pública movimenta capital Amazonense

Administradores e gestores municipais participaram de evento sobre políticas públicas

O Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), realizou na última quinta e sexta-feira, 30 e 31, em Manaus, o Workshop de Gestão Pública – que discutiu às políticas públicas para os municípios do Amazonas. Na ocasião, o público pôde contar com palestras relacionadas à consultoria municipal, oficinas de capacitação e apresentação de cases de sucesso – como o projeto piloto do Observatório de Gestão Pública, em Mato Grosso.

O evento é uma iniciativa da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CFA e tem como objetivo percorrer os 26 estados da federação, mais o Distrito Federal, para mostrar a situação dos municípios e como os gestores podem provocar mudanças que resultem – positivamente – na vida prática da sociedade.

Segundo o diretor da CGP, Fábio Mendes Macedo, “o Workshop atingiu um nível de satisfação de quase 100% de todos aqueles que participaram e revelaram a importância do conhecimento adquirido- tanto para o valor pessoal, quanto para o profissional”, concluiu.

Gesae e IGM

Ainda no Workshop foram apresentadas duas ferramentas de gestão com o objetivo de auxiliar as prefeituras na gestão pública municipal, o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae) e o Índice CFA de Governança Municipal (CFA-IGM).

Para o presidente do Regional Amazonense, Inácio Guedes, o Workshop de Gestão Pública foi um sucesso e levou ao público conhecimento técnico e qualificação das ferramentas apresentadas.

“Nós conseguimos atingir a meta e capacitar quarenta participantes do evento para que eles se tornem consultores municipais relacionados à metodologia do IGM e Gesae. Daqui uns dias, nós teremos novidades em relação aos resultados de melhoria na gestão e bons indicadores na governança municipal”, disse.

Questionado sobre o Gesae, o superintendente do CFA e palestrante do evento, Douglas Evangelista Neto, afirmou que “o problema do saneamento no país é gestão e o administrador é formado para ser gestor” acrescentando que é preciso cobrar e colaborar para melhorar os índices dos municípios.

Fábio Mendes Macedo também acrescentou, “é necessário entender que só podemos tomar decisões com o uso de dados e informações, e o IGM está à disposição para ajudar no que precisar” concluiu.

Destaque

A programação do evento, inclusive, foi destaque na mídia local. A Rede Amazônica, afiliada à TV Globo em Manaus e a Rádio Diário AM, noticiaram o Workshop de Gestão Pública e evidenciaram a participação de autoridades, gestores públicos e profissionais de administração na busca de um melhor planejamento e priorização das políticas públicas municipais.

Assessoria de Comunicação CFA

Fechar Menu