Você está visualizando atualmente Qualificação busca melhoria no manuseio do IGM-CFA

Qualificação busca melhoria no manuseio do IGM-CFA

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) e o Conselho Federal de Administração (CFA) promoveram um alinhamento on-line sobre o Índice CFA de Governança Municipal, o IGM-CFA, na última quinta-feira, 29. 

O vice-presidente do CRA, Francisco de Jesus, fez a abertura do evento e agradeceu a presença e o interesse de todos. Em seguida, o presidente do Regional, Leocir Dal Pai, ressaltou a importância do alinhamento que vai colaborar com a compreensão e extração das informações.

O IGM-CFA é uma ferramenta criada pelo CFA que permite  medir a qualidade da gestão pública municipal. A proposta é que ela seja um referencial para os prefeitos elaborarem as políticas públicas dos municípios. 

O diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CFA, Fábio Mendes Macêdo, iniciou sua apresentação falando um pouco do sistema CFA/CRAs e da importância dos profissionais de Administração dentro da esfera pública.

“É com alegria que a CGP alinha o conhecimento junto aos conselheiros e delegados regionais do CRA-RJ. Isso fortalece a possibilidade de uso da ferramenta IGM-CFA em soluções de gestão pública do estado do Rio de Janeiro, possibilitando estabelecer um planejamento pautado em números científicos. Também fortalece a Governança e entregas efetivas no atendimento das necessidades da sociedade carioca”, afirmou o diretor.

Com o objetivo de atingir o melhor aproveitamento dos dados fornecidos pelo índice, o coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Cássio de Mattos, explicou a parte metodológica do IGM. Esclareceu detalhes de sua composição e elaboração e destacou a interpretação dos dados como importante ferramenta para construção de informações válidas. 

Para clarificar esse funcionamento, o colaborador da CGP tecnólogo Marcelo Gomes realizou a demonstração prática das funcionalidades. Iniciou pelo site do IGM-CFA e em seguida passou para o acesso exclusivo, destinado às pessoas físicas e jurídicas registradas junto aos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) e que estejam em situação regular. 

Neste local, é possível ter acesso a informações complementares ao IGM, tais como conceitos sobre os indicadores que compõem o IGM; painéis interativos com mapas dos indicadores do IGM e comparação do IGM dos anos anteriores 2017, 2018, 2019 e 2020, além de informações específicas de 2021.  

Gomes demonstrou, ainda, como a utilização das ferramentas permite chegar a diagnósticos municipais precisos, podendo ser um mecanismo de valorização dos profissionais de Administração.

O alinhamento integrou os servidores e os delegados do regional carioca. Após um momento direcionado para o esclarecimento de dúvidas dos participantes, foi finalizado com um agradecimento do presidente do CRA, Leocir Dal Pai. 

 Elisa Ventura 

Assessoria de Comunicação CFA