Os casos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) variam entre 5% e 8% no mundo todo, conforme a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Os principais sintomas que caracterizam o TDAH são: falta de atenção, hiperatividade e impulsividade.
A portaria conjunta, lançada em 2022, pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde mostram que o número total de casos é de cerca de 19% desde os seis anos até mais de 44 anos. O coordenador do curso de graduação em psicologia do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), André Rabelo, explica que apesar de a característica mais conhecida ser a desatenção excessiva, também é comum haver inquietação e a impulsividade.
“Sobre como diagnosticar, geralmente se recomenda uma avaliação psicológica, e sim existem graus, porque quais sintomas exatamente alguém exibe e qual a gravidade de cada um deles é uma coisa que varia de pessoa para pessoa”, explica Rabelo.
No ambiente de trabalho o TDAH pode se manifestar de diversas maneiras, mas ter o transtorno não equivale a uma pessoa ser incapaz de cumprir suas funções em uma empresa. O local de trabalho dispõe de múltiplas possibilidades de distrações como barulhos repetitivos, mesas desorganizadas, entre outras, o que afeta a rotina dos trabalhadores de formas diferentes.
Enquanto alguns vêem isso como normal e assumem funções multitarefas, outros podem enfrentar dificuldades nessas situações. A sócia-proprietária da Knowledge Comunicação e Gestão, administradora Érika Piedade ressalta que vários profissionais diagnosticados com TDAH possuem habilidades únicas.
“Temos que lembrar que elas possuem pontos fortes, valiosos para elas e para as empresas, como a criatividade por pensarem fora da caixa, a capacidade de hiperfoco quando elas têm alguma atividade de interesse e também o seu dinamismo”, exemplifica Érika.
Ela explica que fazer um tratamento adequado e personalizado maximiza o desempenho, e pode transformar os desafios enfrentados em vantagens competitivas com potencial de promover um ambiente de trabalho mais produtivo e equilibrado. Estima-se que aproximadamente 3,5% dos adultos em idade produtiva apresentem sintomas de TDAH.
Sacha Bourdette
Repórter Rádio ADM
Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.
Assessoria de Comunicação CFA