Você está visualizando atualmente Spin-off na administração empresarial: Você sabe o que significa?

Spin-off na administração empresarial: Você sabe o que significa?

O termo Spin-off, no segmento empresarial, é o processo que identifica o nascimento e/ou surgimento de instituições a partir de outras já existentes, e que com isso ganham vida própria. A tradução, da língua inglesa ao português, significa subproduto, e é utilizada quando ideias e produtos de sucesso necessitam se separar de onde foram criados, a fim de atrair capital e investidores para vingar no mercado de negócios. 

Entre outros motivos, para que uma Spin-off seja criada, está a retenção de talentos que trata da conversão de bons profissionais em sócios ou responsáveis por novos projetos empresariais, novos nichos de negócios que atendem as possibilidades de encontrar potenciais oportunidades para o empreendedor, e a gestão – considerada fundamental no processo de formulação e gerenciamento da organização, ou seja, quanto mais perto do negócio melhor o acompanhamento das atividades e resultados. 

As companhias aéreas Latam e Gol, que utilizam dos programas de fidelidade Multiplus e Smiles, respectivamente, são exemplos de empresas que foram transformadas em outras instituições independentes e atualmente consideradas como case de sucesso no segmento. 

Se engana quem acha que o termo faz, somente, referência ao setor empresarial. O Spin-off também pode ser atribuído ao meio acadêmico, e revela quando novas empresas nascem no âmbito universitário ou institutos de pesquisa.

Assessoria de Comunicação CFA