Você está visualizando atualmente Sistema de Governança do CFA é apresentado no Mapa

Sistema de Governança do CFA é apresentado no Mapa

O Conselho Federal de Administração (CFA), na última sexta-feira (6), apresentou o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A diretora da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos do Conselho Federal de Administração (CEPE/CFA), Gracita Barbosa, e os servidores do CFA Ediberto Correia e Rosilane Resende foram recebidos pelo diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB/Mapa), Valdir Colatto. Durante a apresentação, Correia focou sua explanação nos indicadores de água do Gesae, principalmente nos rurais.

Gracita Barbosa comentou sobre a alta demanda por alimentos, que consequentemente aumenta o consumo de água. Para a diretora, a agricultura consome grande fração de nossa água, entretanto há retorno, à natureza, de uma parte dela. “A ampliação da cobertura florestal e o uso produtivo do solo deverão ser conciliados com a preservação dos recursos hídricos.”

Ao fim da reunião, Colatto agradeceu a visita dos membros do CFA e propôs analisar formas de utilização do sistema pelo Serviço Florestal Brasileiro. O CFA-Gesae está disponível para os gestores públicos e privados. A ferramenta visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – CFA