No momento, você está visualizando Sistema CFA/CRAs celebra os 60 anos da profissão com fomento à cultura e turismo em Paraipaba–CE

Sistema CFA/CRAs celebra os 60 anos da profissão com fomento à cultura e turismo em Paraipaba–CE

O azul safira da administração enfeitou a Praia da Lagoinha, em Paraipaba–CE, no domingo (27). Em alusão ao Jubileu de Diamante, que celebra os 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil, neste ano, a 33ª Regata de Lagoinha integrou as comemorações promovidas pelo Sistema CFA/CRAs. 

Durante o festival, 60 jangadas personalizadas com o logotipo dos 60 anos da administração disputaram em mar aberto, em três baterias diferentes. O evento, que une esporte, cultura, turismo e negócios, é considerado uma das principais festividades náuticas do Ceará, atraindo visitantes de diversas regiões de dentro e fora do estado.

Todos os anos, a Regata de Lagoinha é responsável por impulsionar a economia local e da colônia de pescadores que mantém viva a tradição da corrida de jangadas. Como apoiador principal do evento em 2025, o Conselho Federal de Administração (CFA) reafirmou seu compromisso com as políticas de valorização da regulamentação da profissão, reconhecendo o impacto da gestão em toda a atividade.

“Estivemos, simbolicamente, dentro dessa comunidade, fomentando a cultura, lazer e turismo”, reforçou o Presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo. 

“Firmamos um termo de cooperação com a prefeitura de Paraipaba, com a Secretaria de Cultura e Turismo e com a colônia de pescadores que, assim como nós, administradores que nos aventuramos em empreendimentos, aplicam a gestão, planejamento e controle da arte de administração em suas atividades no mar”, completou.

Para o Vice-Presidente. Adm. Gilmar Camargo, a parceria reforça como a administração está em todos os aspectos e atividades da sociedade. 

“Todos saem beneficiados dessa parceria, a comunidade, os pescadores, a cooperativa deles, o CFA juntamente com seus profissionais registrados pela visibilidade à profissão, bem como a cultura brasileira em preservar a joia que é Paraipaba”, avaliou. 

O anfitrião da comitiva de Conselheiros do Sistema CFA/CRAs, Adm. Rogério Cristino, Presidente do CRA-CE, aproveitou o momento para agradecer a presença dos profissionais da administração e estudantes que estiveram no evento.

“Neste grande evento, celebramos o Jubileu de Diamante dos 60 anos da Administração. Agradeço a Prefeitura e à Secretaria de Cultura e Turismo da região, bem como a todos que estiveram presentes aqui”, saudou.

Preservação de tradições

Além de serem responsáveis por manter a tradição da disputa de jangadas, a colônia de pescadores jangadeiros da região possui participação significativa na economia local. Entretanto, a diminuição crescente desses trabalhadores na região nordeste é vista com preocupação.

A estudante e moradora da comunidade de Paraipaba, Bárbara Cunha, que já produziu um documentário sobre a vida desses pescadores, relata o impacto da atividade deles na região. 

“Essa é a maneira deles se expressarem, e ter um evento lotado de pessoas para prestigiar a Regata significa muito. Mas há o receio do que acontecerá quando esses pecadores, que perpetuam a tradição desde crianças, não existirem mais, já que, conforme as relações de trabalho evoluem, as pessoas têm se afastado do trabalho braçal”, disse. 

O presidente da Colônia de Pescadores de Paraipaba, Celio Laurentino, é um dos pescadores que têm se empenhado para manter a tradição da Regata de Lagoinha. Ele conta que, para além das técnicas de controle das jangadas na disputa, são os jangadeiros que garantem os alimentos do mar para a população. 

“Culturalmente, a pesca e a navegação artesanal são as nossas formas de diversão e entretenimento. Mas as jangadas também carregam todo um complexo social e material, pois é o instrumento pelo qual conseguimos trazer as riquezas do mar para a terra e garantir alimento saudável para os moradores”, declarou. 

Em comunhão constante com a natureza, para Célio, manter a tradição da Regata viva também é manter esses trabalhadores ativos e garantir comida fresca à população.

Ana Paula Sousa

Assessoria de Comunicação CFA