Você está visualizando atualmente Seminário do CRA-MG propõe reflexões sobre a crescente demanda de Gestão Condominial Profissionalizada

Seminário do CRA-MG propõe reflexões sobre a crescente demanda de Gestão Condominial Profissionalizada

Com as novas demandas do setor, hoje, a tarefa de síndico já não é tão simples quanto há décadas. Com a popularização dos condomínios, que oferecem facilidades e segurança aos moradores,  a Administração Condominial se compara à gestão de uma empresa ou negócio.

Pensando na crescente procura por profissionalização no setor, o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG promoveu, na última semana de maio, o Seminário “Gestão de Condomínios e seus Desafios”. O evento foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio. Durante os três dias, especialistas da Gestão Condominial, da Administração e do Direito, debateram sobre os temas propostos, além de compartilhar conhecimentos e experiências.

Para dar início às discussões, na abertura (25), o tema girou em torno da importância da profissionalização na Administração de Condomínios e destacou o papel do Síndico Morador, Síndico Profissional e das Administradoras de Condomínios.

A Adm. Rosely Schwartz, Coordenadora e Docente no Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional, e uma das palestrantes do dia, ressaltou a importância de se administrar bem e de forma profissional um condomínio, independente do tamanho.

A Administradora também apresentou dados referentes ao número de pessoas vivendo em condomínios no Brasil. Em uma análise do cenário, ela explicou que o número de brasileiros que moram em condomínios cresce todo ano, por conta de fatores como segurança, valor de aluguel e espaço urbano.No segundo dia (26), o assunto foi as questões jurídicas e financeiras dos condôminos, como orçamento, auditoria e boas práticas da gestão condominial. Os palestrantes da noite foram: o Adm. Daniel Moreira Gomes e a Adv. Maria Antonieta de Morais Prado, que trouxe a Mediação de Conflitos para o debate.

O Adm. Daniel Moreira Gomes, começou falando sobre o orçamento, “A previsão orçamentária deve ficar o mais próximo possível da realidade, com isso é preciso listar todos os itens que geram despesas para o condomínio”, explicou. Em seguida, afirmou que a melhor maneira de fazer uma previsão é seguindo alguns pontos importantes como: análise de contas do condomínio, divisão de despesas em grupo, sempre considerando ajustes anuais, taxas de inadimplência e, principalmente, gastos emergenciais.

Na palestra “Mediação de conflitos, Covid e os seus reflexos nos Condomínios – Assembleias e convenções”  a Adv. Maria Antonieta de Morais Prado, deu ênfase nos métodos autocompositivos de resolução de conflitos: “Basicamente, iremos trabalhar com três tópicos: Negociação, conciliação e mediação”.

No encerramento, os participantes do evento e especialistas do CRA-MG, debateram, em uma mesa redonda, sobre o assunto que deu nome ao seminário “A gestão de Condomínios e seus Principais Desafios”.

O Presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar reforçou que, por mais que muitas pessoas pensem o contrário, a Administração de Condomínios é uma função que pertence, sim, à área da Administração. E destacou ainda que, no ano de 2019, o CRA-MG se tornou responsável por fiscalizar também as empresas responsáveis pelo segmento de condomínios, aumentando a necessidade do diálogo entre os profissionais e o Conselho.

Fonte: CRA-MG