Você está visualizando atualmente Sem sustentabilidade não há boa gestão

Sem sustentabilidade não há boa gestão

O segundo dia do XVII Fórum Internacional de Administração (FIA) começou com o painel “Administração e Sustentabilidade”. O assunto foi debatido pelo ex-prefeito de Paragominas, Adnan Demachki; pelo professor e pesquisador do programa de pós-graduação da Universidade da Amazônia (Unama), Mário Vasconcelos; e pelo prefeito da cidade de Braga, em Portugal, Ricardo Rio, que participou de forma on-line do debate. O presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo Macedo, foi o mediador do painel.

Macedo deu boas vindas ao público e enalteceu o tema do debate. Em seguida, ele deu a palavra para Adnan. Segundo o ex-prefeito, sustentabilidade é um assunto muito importante e discuti-lo em Belém do Pará é imprescindível já que o estado está dentro da região amazônica.

Aliás, ele fez uma breve apresentação histórica. Segundo ele, antigamente a população da Amazônia estava concentrada na beira dos rios que cortam a região. Inclusive, o meio de transporte principal era fluvial. Contudo, a partir do momento que o governo começou a fomentar a construção de estradas para chegar ao norte do país, outras cidades foram surgindo às margens das rodovias que eram construídas.

Naquela época, havia um esforço para atrair pessoas para o Norte e, por isso, havia muitos desmatamento. Contudo, para frear o impacto ambiental na região, foi preciso apostar em políticas públicas sustentáveis. Assim nasceu o Pacto pelo Desmatamento Zero, que foi implementado em Paragominas em 2008.

O município paraense foi o primeiro da região amazônica a adotar ações concretas para monitoramento e controle dos desmatamentos, para tanto, foram adotadas uma série de ações que reduziram consideravelmente a destruição ambiental naquela localidade.

Adnan explica que a cidade perdeu receita com a iniciativa, mas abriu portas para outras atividades mais sustentáveis. “Foi um período de transição muito difícil, mas como tudo foi compactuado com a sociedade então a sociedade soube suportar esses desafios iniciais”, explicou o ex-prefeito.

Tema transversal

Segundo Mário, a ciência da Administração passou pelo processo de gestão, mas que é preciso ter uma leitura mais ampliada do assunto. “A administração vai além do PDCA, é preciso considerar as pessoas como o centro dos processos.”, disse.

O professor comentou, ainda, que a sustentabilidade deve permear todas as políticas públicas. “A nossa relação com os recursos naturais não pode ser a mesma de anos atrás”, explicou, ressaltando que um dos motivos que dificultam a tentativa de unificar o conceito de sustentabilidade é a diversidade.

“O que foi feito em Paragominas não necessariamente poderá ser feito em Parauapebas, pois é preciso olhar a diversidade de cada município e o estado do Pará é enorme. Por isso, é preciso observar o contexto regional antes de implementar alguma ação nesse sentido.”, ensinou.

Seguindo esse pensamento, Ricardo observou que a sustentabilidade precisa ter uma abordagem transversal. “Uma empresa que não é amiga do meio ambiente é penalizada pelos consumidores”, alertou.

O especialista comentou, ainda, que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU só poderão ser atingidos se houver complementaridade do ponto de vista da Administração. “A sustentabilidade é o pilar das organizações e está fundamentada no conceito de boa gestão”, declarou.

O XVII FIA é um evento promovido pelo CFA e o CRA-PA. Nesta edição, o tema do evento é “A Ciência da Administração sob a égide da Ética, Governança e Sustentabilidade”. O Fórum é realizado em Belém do Pará nos dias 26, 27 e 28 de setembro.



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA