Você está visualizando atualmente Segunda Sessão Plenária do CRA-PA de 2021

Segunda Sessão Plenária do CRA-PA de 2021

Importantes propostas voltadas aos profissionais de Administração foram aprovadas na última quinta-feira (18) pelo plenário do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), em sua segunda Sessão Plenária de 2021. A reunião ocorreu de forma híbrida com todos os cuidados que o momento requer e foi conduzida pelo presidente da entidade Adm. Fábio Lúcio de S. Costa, que abriu os trabalhos mencionando a sua participação no 1º Fórum de Presidentes, realizado em Brasília, no início do mês, quando foram tratados diversos assuntos relativos ao Sistema CFA/CRAs.

Vários pontos importantes foram discutidos e aprovados durante a plenária. Entre eles, está a minuta da Cartilha de Orientação para o Exercício das Atividades dos Profissionais de Administração elaborada pela área de fiscalização e registro. Com essa iniciativa, a atual diretoria visa dar continuidade à Campanha de Valorização da Profissão no estado do Pará, ampliando sua visibilidade para toda a sociedade. A Cartilha surgiu da necessidade de sistematizar, em um único documento, as informações pertinentes ao exercício profissional, ao papel do Conselho Regional, bem como aos procedimentos a serem adotados para garantia e observância da Lei 4.769, de 09/09/1965 e do seu Regulamento – Decreto 61.934, de 22/12/1967.

“Essa publicação é uma ferramenta de consulta e tem como objetivo orientar e auxiliar os gestores públicos e privados, esclarecendo dúvidas sobre preenchimento de cargos que envolvam as áreas de atuação do Administrador, contratação de prestadoras de serviços e pretende contribuir para a prevenção de procedimentos irregulares quanto ao exercício das atividades privativas dos profissionais de Administração”, afirmou o presidente Fábio Lúcio.

Com o objetivo de oferecer vantagens e benefícios aos registrados, o plenário aprovou também a assinatura de novos convênios em diversos segmentos para oferecer vantagens e/ou abatimentos para quem seja registrado e adimplente junto a entidade. As parcerias em breve estarão disponíveis no Clube de Benefícios no site do Conselho.

Na reunião foi aprovada a criação da Comissão Especial de Planejamento Estratégico para o biênio 2021-2022, tendo como membros os administradores Cláudio da Silva Bittencourt Junior, Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro e Gilson Oliveira Reis. Também esteve em destaque a implantação da Comissão Especial ADM Mulher no CRA-PA, tendo como integrantes as administradoras Delma Maria Sales de Souza Lopes de Oliveira, Vera Ruth de Carvalho Fidalgo e Danielle Cristina Gonzaga Corrêa. O projeto iniciado pelo Conselho Federal de Administração tem como meta planejar, organizar, formular e ampliar a presença das profissionais de Administração no Sistema CFA/CRAs e na sociedade, com ações para contribuir na formação profissional de registrados, atraindo administradoras, tecnólogas, mestres e doutoras da ciência da Administração, na medida em que identifiquem o espaço de inserção da mulher no mundo do trabalho no campo profissional das áreas da Administração.

Na pauta da sessão ordinária ainda constou a atuação da fiscalização em andamento na área de administração de condomínio, homologação de processos, além dos assuntos financeiros e administrativos usuais.

A pedido do presidente da autarquia, Fábio Lúcio, o plenário dedicou um minuto de silêncio pelo falecimento da Adm. Calcedônia Leitão Evangelista e do Sr. Haroldo Margalho do Vale, e pelas vítimas da Covid-19. O presidente destacou que Calcedônia dedicou sua vida a formação de várias gerações de administradores e que será “uma grande perda para todos”.

Participaram presencialmente, o presidente da entidade, Adm. Fábio Lúcio de S. Costa; a vice-presidente, Adm. Delma Maria Sales de Souza Lopes de Oliveira; o diretor administrativo e financeiro, Adm. Hermes da Silva Feitosa; o diretor de Fiscalização e Registro, Adm. Cláudio da Silva Bittencourt Júnior; a diretora de Relações Institucionais, Adm. Danielle Cristina Gonzaga Corrêa, além dos conselheiros Adm. Ivaldo Ferreira de Melo Júnior, Adm. Vera Ruth de Carvalho Fidalgo e Adm. Hinton Hennington Portilho Bentes Neto. On line, estavam, ainda, os conselheiros Adm. Luiz Alves dos Santos, Adm. Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro, Adm. Oswaldo Gomes de Souza Junior e Adm. Gilson Oliveira Reis.

Fonte: CRA-PA