No momento, você está visualizando Saldo positivo: Erpa Sul termina propondo reflexão sobre geopolítica e gestão

Saldo positivo: Erpa Sul termina propondo reflexão sobre geopolítica e gestão

O Encontro Regional de Profissionais de Administração da Região Sul (Erpa Sul) chegou ao fim com uma breve cerimônia marcada por sentimento de dever cumprido e muita gratidão. O evento, promovido pelos Conselhos Regionais de Administração de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), trouxe o tema central “60 anos de Administração no Brasil: Conquistas, Desafios e o Futuro da Administração”.

Em dois dias de evento – 15 e 16 de maio – o Erpa reuniu, em Florianópolis-SC, profissionais de administração, estudantes e gestores. O público conferiu uma extensa programação de palestras e painéis que buscaram oportunizar uma reflexão sobre a Administração e o futuro da profissão.

Durante o encerramento, o presidente do CRA-SC, Adm. João Luiz Merini Moser, agradeceu o público e as pessoas que ajudaram a tornar o Erpa Sul uma realidade. “Ver esta união entre estados, entre gerações de administradores, entre diferentes realidades e vivências, é uma demonstração clara da força da nossa profissão”, disse.

Moser também fez um pedido especial para os participantes do Encontro. “Levem com vocês os aprendizados, os contatos, as ideias, mas levem, sobretudo, a energia desse encontro. Levem a certeza de que estamos no caminho certo, de que fazemos parte de algo maio, e de que juntos podemos continuar construindo uma profissão cada vez mais valorizada, reconhecida e essencial para o desenvolvimento do nosso país”, pediu.

A noite também foi marcada pela apresentação musical do artista Simão Wolf, que empolgou os presentes com um repertório vibrante e animado, ao som de uma releitura de vários sucessos musicais cujo destaque é o violino do musicista.

Na sequência, o cientista político professor HOC conduziu a palestra de encerramento com o tema “Geopolítica e Gestão: como o cenário global redesenha o papel do profissional de Administração”. Em uma exposição didática e atual, ele analisou as transformações no panorama internacional e seus impactos nas práticas de gestão.

O professor destacou, ainda,  como questões geopolíticas influenciam decisões empresariais, estratégias organizacionais e o papel do administrador diante de um mundo cada vez mais interconectado e dinâmico. “O mundo fica cada dia mais incerto e a geopolítica tem muita coisa para oferecer”, afirmou.

Mas, o que vem a ser a geopolítica? HOC falou que trata-se da união de duas áreas do conhecimento: geografia e política. Segundo ele, ela é uma ferramenta poderosa e precisa. “A geografia vai dizer várias coisas, entre elas a importância de certos territórios como algumas ilhas”, citou.

Diante desse contexto, os profissionais de administração que não compreender as questões geopolíticas do mundo não serão capazes de tomar decisões. “A geopolítica vai explicar o conflito da Rússia com a Ucrânia, o motivo pelo qual a China quer Taiwan e os tarifaços dos Estados Unidos, por exemplo”, apontou o palestrante.

A palestra foi uma verdadeira aula. HOC explicou questões que podem levar a uma guerra mundial. “Toda guerra mundial começa com um conflito regional. No momento, o eixo das ditaduras já estão atuando junto. Do outro lado, temos as democracias que vive uma crise polarizada”, alertou.

Para encerrar, ele comentou: “Me parece que estamos indo para um lugar de extrema instabilidade. Não quero alertar, mas passar uma visão macro de como o mundo está caminhando. A gente tem que ter um olhar para essas realidade se a gente quiser tomar decisões.

E o Brasil? O país é um dos mais isolados geograficamente do mundo. Do ponto de vista de conflitos, isso é positivo. Tem oportunidades que podem ser aproveitadas. “A cadeia global de valor está sendo redesenhada e o Brasil pode aproveitar esse momento e se colocar disposto a participar”, encerrou professor HOC.

O Erpa Sul se despede com a sensação de dever cumprido, consolidando-se como um espaço fundamental de debate e atualização para os profissionais da Administração da região Sul. O evento termina com a certeza de que os próximos 60 anos da Administração já começaram a ser construídos.




Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA