No momento, você está visualizando Saiba como proteger a sua empresa de ciberataques

Saiba como proteger a sua empresa de ciberataques

O cibercrime ou seja, os golpes pela internet por dispositivos continua a ser uma das principais preocupações de empreendedores. Esse tipo de ataque tende a aumentar à medida que a tecnologia avança. Portanto, é importante garantir que a sua empresa esteja preparada. 

É verdade que os bandidos estão cada vez mais ousados. Inventam novas formas de invadir sistemas. Mas, quando se fala de falta de segurança, a maior ameaça ainda é o fator humano.

Como lembra o Administrador Gustavo Oliveira, especialista em segurança, 95% dos incidentes começam internamente.

“Eu posso ter o melhor produto de segurança, a mais alta tecnologia, o melhor profissional de segurança tomando conta do meu ambiente. Mas, se eu não mudar a cultura interna da minha empresa, eu vou continuar sob ameaça. Com isso, não é a questão simplesmente de se preocupar com a aquisição de produtos de segurança cibernética. A gente tem que parar para prestar atenção no controle de acesso da empresa, que usuário tem acesso a que informação, para que o controle seja muito mais eficaz.”

Senhas fáceis, clicar em links ou acessar sites suspeitos, fornecer informações sem conferir o destinatário  são erros muito comuns. A dica do especialista  é apostar no treinamento da equipe e na elaboração de uma política interna de segurança.

“E mostrar para o usuário que ele está sendo analisado, que ele está sendo controlado, que tudo o que ele fizer dentro do ambiente da empresa ele vai ser auditado, ele pode ser processado por isso. Então, esse processo de conscientização do usuário explicando porque, quais os tipos de ataque, o que ele não deve fazer, a quem pertence a informação, quais as sanções serão tomadas caso alguma coisa ocorra fora das políticas de segurança da empresa. E transferir também para o usuário a responsabilidade do sucesso dessa missão.”

Dados da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, mostram que o Brasil registrou um aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing com intuito de roubo financeiro, em 2021.

O phishing é uma forma de enganar usuários para conseguir informações como dados pessoais, número de cartão de crédito e senhas. O golpe é aplicado, geralmente, por meio de links falsos.

 

Denise Coelho
Repórter Rádio ADM