O Erpa Sul 2025 trouxe o empreendedor, ex-diretor de RH da Natura e fundador da primeira empresa júnior do pais, Rogério Chér, para conduzir a palestra principal do primeiro dia do Encontro. No evento, ele apresentou a palestra “Líderes que engajam e inspiram equipes de alto desempenho”.
Rogério fez uma apresentação inspiradora no palco do Encontro. Ele destacou que os profissionais de Administração precisam de entender de pessoas. “Antes de pensar na sua equipe, pense em você”, exortou o palestrante.
Para ele, a liderança engajadora “pega o facão e corta o mato para a equipe passar”. Rogério comentou, ainda, que os líderes precisam usar as chaves que vão abrir as quatro portas do engajamento: coração, espírito, mente e mãos.
“Fazer gestão é apagar incêndios todos os dias. Liderar é não deixar o fogo apagar dentro das pessoas. Quando a pessoa começa a apagar, risque o fósforo! Líderes de verdade são intencionais no que fazem”, disse.
Ainda com relação a liderança, Rogério afirmou que a todo relacionamento colaborador/organização baseia-se em três contratos: transacional, o psicológico e da identidade. Contudo, boa parte das lideranças lembram-se apenas do primeiro deles. Para ilustrar suas afirmações, o palestrante trouxe histórias reais de ações promovidas por grandes marcas que geraram engajamento e proporcionou mudança cultural em suas equipes.
Sobre engajamento, o palestrante afirmou que trata-se de uma escolha. Citando uma pesquisa, ele explicou que o levantamento mostrou que apenas 15% afirmaram que a responsabilidade do engajamento é da organização.
Já 40% atribuiu a responsabilidade do engajamento aos líderes e 45% aos liderados. “Se você tiver uma pessoa, na sua equipe, que promove o desligamento, é preciso repensar a postura sobre engajamento”, comentou.
Por fim, ele reafirmou que o engajamento é uma competência essencial para o sucesso das organizações. Para tanto, é necessário fazer “contratos emocionais”. “Líderes dar autonomia não é largar as pessoas sozinhas, é estar ao lado, acompanhando, treinando, inspirando”, disse.
Promovido pelos Conselhos Regionais de Administração de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), o Erpa Sul 2025 tem como tema central “60 anos de Administração no Brasil: Conquistas, Desafios e o Futuro da Administração”. O evento continua na sexta-feira, 16 de maio.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA